IBGE anuncia nova queda na estimativa de conilon, em junho

Publicado em 08/07/2016 07:44

Em sua nova estimativa, do mês de junho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou produção de 48,8 milhões de sacas de 60 kg na safra 2016. O número representa queda de 1,6% em relação ao estimado no mês anterior pelo órgão.

No Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de junho destacaram-se algumas variações negativas em produções brasileiras. Entre elas, o café em grão canéfora, que inclui robusta e conilon, apresentou recuo de 10%, em relação a maio. Esta é a segunda queda consecutiva que o IBGE aponta na estimativa na espécie.

Na estimativa total, o café arábica participa com 82% e o canephora (conilon), com 18%. O Espírito Santo, maior produtor de conilon (60,1% da produção nacional) deve colher uma safra de 316,3 mil toneladas, com queda de 16% frente à produção esperada no mês anterior, devido à estiagem que afeta os principais municípios produtores por dois anos consecutivos.

Leia a notícia na íntegra no site CaféPoint.

Fonte: CaféPoint

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Volume de chuva no Vietnã ainda é abaixo do esperado e robusta ganha quase US$ 100 por tonelada
Com adversidades climáticas, produtor de café especial precisa recalcular rota e adotar novas estratégias na safra de 2024
Safra de conilon: Cafés começam a chegar e rendimento da safra pode ser menor do que o esperado
Exportações dos Cafés do Brasil atingem 16,24 milhões de sacas no primeiro quadrimestre de 2024
Preocupação com oferta volta ao radar e robusta ganha mais de US$ 60 por tonelada