Conab aponta queda de 5,4% nos estoques privados de café do Brasil em 2016

Publicado em 22/07/2016 11:40

Levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre os estoques finais privados de café da safra 2014/2015 apurou um volume de 13,5 milhões de sacas em todo o país. O número representa uma variação negativa de 5,4% com relação às 14,3 milhões de sacas da safra 2013/2014, apuradas na pesquisa de 2015. O estudo pode ser acessado no site da Companhia.

Segundo a pesquisa formulada pela Superintendência de Informação do Agronegócio da Companhia, o café arábica abrange 92% do total estocado, concentrando no estado de Minas Gerais, maior produtor nacional, mais de 9 milhões de sacas.

Já para os estados do Espírito Santo, Paraná e São Paulo, os estoques totalizaram volume 3,3 milhões de sacas, sendo 2,5 milhões de arábica e 760 mil de conilon, com uma redução de 18% frente ao estoque final do ano anterior. Os demais estados registraram um volume de 545 mil sacas, sendo 344 milde arábica e 201 mil de conilon.

Para a realização do levantamento, foram pesquisados 669 armazenadores privados, com a emissão de formulários para 1.057 armazéns. Deste total, a Conab recebeu informações sobre 748 armazéns.. A pesquisa, realizada anualmente pela Companhia, gera informação essencial para a formulação de políticas públicas setoriais pelos órgãos governamentais, para a cadeia produtiva de café e também para segmentos da sociedade interessados na oferta e distribuição do produto no país.

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café volta a subir nesta terça-feira, com arábica se aproximando dos 300 cents em Nova York
Café inicia novembro com altas superiores a 1% em Nova York e Londres, em meio à atenção aos estoques da ICE
Café dispara mais de 2% no início de novembro e arábica recupera os 290 cents em Nova York
Café arábica interrompe sequência de perdas nesta sexta-feira, mas encerra semana com queda de 6,59% em NY
CAFÉ EM PROSA - Cafeicultor brasileiro entra no rol das lendas mundiais e vende café a R$134 mil por saca
Arábica vira e sobe mais de 1% em Nova York nesta sexta-feira, após quatro sessões consecutivas de perdas