Produção de cafés especiais deve cair até 10% nesta safra impactada pelo clima adverso

Publicado em 08/08/2016 16:04

As chuvas que atingiram grande parte do cinturão de café nos últimos meses prejudicaram a produção dos grãos especiais, principalmente no Sul de Minas Gerais, na região da Mogiana, em São Paulo, e algumas áreas do Paraná. A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) estima que a quebra nesta safra possa chegar a 10%, além da menor qualidade já verificada nas primeiras amostras que chegam ao mercado.

De uma forma geral, o cinturão produtivo de café do Brasil recebeu volumes consideráveis de chuva nos meses de maio e junho, momento em que se iniciava a colheita. "As chuvas fizeram com que os cafés mais maduros caíssem das plantas, o que já compromete a qualidade", explica o presidente da BSCA, Adolfo Henrique Vieira Ferreira. Estima-se que a perda da qualidade do café nesta safra seja, em média, de 20% a 40% no Sul de Minas Gerais.

Dados reportados pela Climatempo mostram que a região Sul Mineira chegou a receber aproximadamente 100 milímetros de chuva durante o mês de junho. Além disso, em julho, algumas áreas do estado também registraram baixas temperaturas, inclusive com ocorrência de geadas, que impactaram o potencial produtivo da próxima safra.

Segundo dados da BSCA, a demanda mundial por cafés especiais cresce cerca de 10% ao ano. Porém, devido às intempéries climáticas no cinturão produtivo nesta safra, estima-se uma queda de 10% na produção dos grãos desse tipo. "Essas perdas podem prejudicar o mercado, mas a cada ano entram mais produtores nesse negócio", afirma Ferreira em referência a um possível equilíbrio no mercado.

Ainda assim, para Ferreira, diante da menor oferta do grão podem ser registrados picos de alta nos preços ao longo do ano. O café especial costuma ter preço de 20% a 30% maior que o commodity (cotado em cerca de R$ 500,00 a saca). "O mundo busca café de qualidade e o único país que pode suprir essa demanda é o Brasil", pondera o presidente da BSCA.

De acordo com a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), o consumo de café especial no país cresce cerca de 15% ao ano e deve triplicar até 2019, quando pode totalizar 24 milhões de sacas de 60 kg. O Brasil já é o segundo maior produtor de grãos desse tipo no mundo, perdendo apenas para a Colômbia. Ambos os países possuem áreas com maior altitude que favorecem o cultivo do produto de qualidade.

A última estimativa divulgada pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) aponta a safra 2016/17 de café do Brasil em 49,67 milhões de sacas. O arábica, que abrange 81% do total produzido no país, deve ter um incremento de 25,6% no volume de produção, com uma colheita de 40,27 milhões de sacas. Normalmente, 20% desse volume é composto por cafés especiais.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com preocupação com o Vietnã e tempo mais seco no Brasil, café abre semana com valorização
Cooxupé anuncia abertura de empresa com atuação no mercado de seguros
Cecafé participa de evento que destaca importância do café ao ES e ao país
Programação do 24º Seminário Internacional do Café está definida
Cecafé discute devida diligência em direitos humanos com governo dos EUA