Café robusta atinge máxima de 18 meses por estoques apertados

Publicado em 05/09/2016 14:36

LONDRES (Reuters) - Os contratos futuros do café robusta subiram para uma máxima de 18 meses nesta segunda-feira, impulsionados por estoques apertados em fracas condições de negociação com os mercados dos Estados Unidos fechados para o feriado do Dia do Trabalho.

O café robusta para novembro encerrou com alta de 12 dólares, ou 0,6 por cento, a 1.877 dólares por tonelada. O contrato, de referência do segundo mês de vencimento, havia subido mais cedo para 1.881 dólares, a máxima desde março de 2015.

Operadores disseram que o clima adverso prejudicou a produção de robusta no Brasil e na Indonésia neste ano e uma safra menor também é esperada no Vietnã, outro grande produtor.

"Há um déficit de robusta (para a atual safra 2016/17) e precisa haver uma mudança do uso do café robusta para o café arábica e o único lugar que em que isso está acontecendo no momento é o Brasil", disse um operador de Londres.

Os futuros do açúcar bruto subiram, com o contrato para outubro fechando em alta de 1,20 dólar, ou 0,2 por cento, a 540,20 dólares por tonelada.

Operadores disseram que o mercado foi sustentado parcialmente pela força no mercado do petróleo e por um dólar ligeiramente mais fraco.

(Por Nigel Hunt)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Monitorando clima nas principais origens, café tem apenas ajustes nesta 4ª feira
CNA participa de reunião do CDPC que aprovou orçamento do Funcafé
Produção de café da Colômbia salta 31% em abril
Café: Preços se alinham a commodities softs, enquanto mercado aguarda recuperação no Vietnã
Safra 24 de café:Preços altos estimulam colheita precoce dos robustas amazônicos