Governo autoriza produtores de café do Espírito Santo a renegociarem dívidas do Crédito Rural

Publicado em 04/10/2016 08:43

Os produtores de café do estado do Espírito Santo poderão renegociar suas dívidas relacionadas às operações de crédito rural de custeio e investimento em consequência dos prejuízos na produção e nas lavouras provocados por intempéries climáticas como estiagem e seca, na safra 2015/2016. A decisão foi tomada pelo Banco Central (BC), na Resolução 4.522, divulgada pelo Governo Federal, nesta quinta-feira, (29/09). 

A decisão tomada pelo BC resultou de insistente demanda da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Para a Confederação, a medida é particularmente relevante por consolidar avanços importantes em relação a outra recente Resolução do BC, de nº 4.519, formalizada na primeira semana de setembro. Tratou-se, segundo a CNA, do aperfeiçoamento de pontos pendentes e não contemplados em normas anteriores do governo federal.

A CNA entende que a medida era urgente e necessária porque os cafeicultores capixabas enfrentaram um longo período de estiagem com impactos altamente negativos sobre a última safra do estado, reduzindo drasticamente a produção.

A queda na safra cafeeira teve ainda outra consequência importante, o comprometimento da renda dos produtores, reduzindo sua capacidade de pagar os financiamentos contratados junto aos bancos referentes à safra 2015/2016.

Sobre a Resolução 4.522, a CNA publicou Comunicado Técnico com análise da medida:

 

Tags:

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em dia de baixas generalizadas, arábica recua mais de mil pontos em Nova York
Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras
Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York
Café: Colômbia exporta primeiros contêineres comprovando que atende as regras da UE
Faleceu Carlos Castañeda, um dos cafeicultores que personificou o icônico Juan Valdez