Boas práticas agronômicas ajudam a melhorar rentabilidade do café, diz FNC

Publicado em 12/10/2016 10:49

Com boas práticas agronômicas, o produtor pode melhorar substancialmente sua rentabilidade da fazenda, disse o gerente técnico da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia (FNC), Hernando Duque, no marco da nona edição da feira ExpoEspeciales Café da Colômbia.

Durante a segunda jornada da agenda acadêmica, de caráter mais técnico e com grande participação de cafeicultores, Duque explicou que os principais fatores que influenciam na rentabilidade do produtor são clima, taxa de câmbio, preço na bolsa de Nova Iorque, custos de produção e produtividade.

Desses, os três primeiros não estão sob controle do produtor, sendo ao contrário, a produtividade o fator em que mais podem influir para melhorar sua rentabilidademediante adequadas práticas agronômicas.

Densidade de cultivo, idade média das árvores, variedade cultivada, fertilização (com ajuda de análise de solos), luminosidade, sanidade, manejo de ervas daninhas e cultivo em épocas ideais são essas práticas.

Leia a notícia na íntegra no site CaféPoint

Fonte: CaféPoint

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Volume de chuva no Vietnã ainda é abaixo do esperado e robusta ganha quase US$ 100 por tonelada
Com adversidades climáticas, produtor de café especial precisa recalcular rota e adotar novas estratégias na safra de 2024
Safra de conilon: Cafés começam a chegar e rendimento da safra pode ser menor do que o esperado
Exportações dos Cafés do Brasil atingem 16,24 milhões de sacas no primeiro quadrimestre de 2024
Preocupação com oferta volta ao radar e robusta ganha mais de US$ 60 por tonelada