Café: Valor do robusta supera o do arábica pela 1ª vez na história

Publicado em 26/10/2016 10:17

Desde quinta-feira, 20, o Indicador CEPEA/ESALQ do robusta tipo 6 peneira 13 acima, a retirar no Espírito Santo, vem superando o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6, bebida dura para melhor, posto na capital paulista, cenário que nunca havia sido verificado pelo Cepea, considerando-se todo o histórico de pesquisas, iniciado em 2001 para o robusta. Na terça-feira, 25, o Indicador do robusta esteve 2,4 reais/saca de 60 kg acima do Indicador do arábica.

Segundo pesquisadores do Cepea, o movimento de alta nos preços do robusta é verificado desde meados de março e, há mais de dois meses, o Indicador do robusta atinge recorde real diário. Esse cenário é reflexo da baixa oferta do grão, especialmente do tipo 6, que é o considerado no Indicador. A oferta restrita, por sua vez, está atrelada ao clima desfavorável nas regiões produtoras da variedade no Brasil nos últimos dois anos.

O tempo seco prejudicou o desenvolvimento dos grãos, resultando em quebras bastante significativas na produção. Nessa terça-feira, o Indicador CEPEA/ESALQ do robusta tipo 6 peneira 13 acima fechou a R$ 529,11/saca de 60 kg, elevação de 4,3% em relação à terça anterior, 18. O Indicador CEPEA/ESALQ do arábica do tipo 6 bebida dura para melhor, posto na capital paulista, fechou a R$ 526,71/saca de 60 kg, alta de 2,2% em relação à terça anterior.

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã