Fazenda investe na fermentação para produzir cafés diferenciados

Publicado em 29/11/2016 13:44
Processo, que ainda não é comum no Brasil, garante uma bebida especial para consumidores mais exigentes

Andar pela Fazenda Santa Margarida, em São Manuel (SP), é como fazer uma viagem no tempo. A produção de café é tradição na propriedade e tem quase 130 anos.

O Nosso Campo foi conhecer os 250 hectares destinados à cafeicultura. A colheita por safra atinge sete mil sacas, mais de 400 toneladas. Há 5 anos, 100% da produção era exportada. Mariano Martins diz que atualmente, com o crescimento da operação de café torrado, 40% dos melhores grãos permanecem no mercado interno.

O que fica no Brasil é comercializado em grãos ou é moído. O produto leva o nome de café fermentado, método já comum na Colômbia, mas que ainda é pouco utilizado no Brasil.

Mariano explica que todo grão passa por um processo de fermentação. Na fazenda, o diferencial é que esse processo é controlado. "A gente consegue gerar do mesmo café que entrou diferentes notas sensoriais. Você quer um café amanteigado? A gente consegue fazer aqui. Você quer um café com uma nota de pêssego? A gente conseguir fazer isso."

Leia a notícia na íntegra no site do G1 - Nosso Campo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 - Nosso Campo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário