Cooperativa de Araguari elege o melhor café da região em concurso

Publicado em 30/11/2016 10:49 e atualizado em 26/02/2020 20:25
63 exibições

Uma colheita manual, uma secagem mais lenta, coragem para apostar no diferente, introdução de novas técnicas e paciência para aguardar o resultado. Esses foram, na avaliação do produtor Emerson Cândido, os principais ingredientes que garantiram a conquista do 1º Concurso de Cafés e Qualidade, promovido pela Cooperativa de Produção dos Cafeicultores de Araguari (Coocacer). A revelação do café vencedor aconteceu no dia 19 de novembro, durante solenidade produzida pela cooperativa araguarina.

Para o consultor de cafés Rodolfo Silva Carneiro, que selecionou os lotes participantes do concurso, o café vencedor apresentou características incomuns. “Desde quando o Emerson começou a produzir esse café, ele plantou um talhão com variedade diferente. Como a maturação foi muito boa e tinha muito café cereja no pé no início da colheita, e também devido às chuvas do ano passado, o Emerson conseguiu uma uniformidade muito boa na florada e a afloração com potencial de qualidade”, afirmou Carneiro.

Há 11 anos, Cândido e o pai, Evilásio Oliveira da Costa, produzem café, mas foi somente há seis anos que se deu o início da produção do próprio grão. “Essa é a terceira safra. Chegamos a esse café de qualidade por vários fatores: dedicação, colheita separada, um pós-colheita com mais dedicação também, tentando sempre a qualidade do café”, afirmou Cândido, que explicou que 95% dos grãos produzidos tiveram colheita manual e geraram 60 sacas de café de qualidade. “Por ser uma propriedade pequena, investimos em qualidade. Plantamos um café com o mamão, para ver se o sombreamento do mamão ajudava na qualidade produzida”, disse Cândido.

Leia a notícia na íntegra no site Correio de Uberlândia

Fonte: Correio de Uberlândia

0 comentário