Premiação do Concurso de Qualidade dos Cafés da Microrregião da Canastra, na região Centro-Oeste de Minas Gerais

Publicado em 01/12/2016 09:03

BELO HORIZONTE (1/12/2016) - Os melhores cafés da microrregião da Canastra, localizada no Centro-Oeste de Minas Gerais, serão anunciados na próxima sexta-feira (2/12). A cerimônia de encerramento do Concurso de Qualidade dos Cafés da Microrregião da Canastra acontece no município de Piumhi. A disputa teve a participação de cafeicultores de sete municípios. A premiação dos vencedores será realizada a partir das 19h, na rua Miguel Couto, 527, Centro.

A iniciativa é uma parceria da Emater-MG e a empresa Canastra Coffees. Essa é a primeira edição do concurso. “O objetivo é promover os cafés de qualidade da região da Canastra e despertar de forma educativa a produção, conhecimento e comercialização dos cafés de qualidade”, diz o extensionista da Emater-MG, Eduardo Uliana.

O concurso recebeu 48 amostras nas categorias Natural e Cereja Descascado. Os grãos foram avaliados em duas etapas. “Na primeira foram avaliados os critérios físicos e sensoriais, se as amostras estavam no padrão exigido pelo regulamento do concurso. Na segunda etapa, foram avaliados apenas os critérios sensoriais”, diz o técnico da Emater-MG.

Os cafeicultores participantes são dos municípios de Piumhi, São Roque de Minas, Vargem Bonita, Capitólio, Pimenta, Doresópolis e Córrego Fundo. Serão escolhidos os cinco melhores cafés da região nas duas categorias.

Segundo Eduardo Uliana, o concurso é importante para a divulgação dos cafés de qualidade da microrregião da Canastra. “É uma forma de incentivar os cafeicultores a produzirem cafés de qualidade e que eles possam melhorar e buscar novas oportunidades”, afirma.

Fonte: Emater/MG

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#RotadoCafé: Conheça a história do Alado Coffee; sucessão, sustentabilidade e qualidade na xícara
Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março