Café: Evento inédito da UFLA fomenta inovação e empreendedorismo no Sul de Minas

Publicado em 09/12/2016 08:51

Promovido pelo Programa Empreende UFLA do Centro de Inteligência em Mercados (CIM) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), o encontro entre empreendedores realizado nesta quarta-feira (07/11) no Darce Beer em Lavras (MG), promoveu uma experiência diferenciada de networking entre estudantes, empreendedores e órgãos que atuam com inovação e empreendedorismo no município.

Com formato de happy hour, facilitando e estimulando o ambiente de diálogo entre diferentes pessoas, o meetup reuniu aproximadamente setenta pessoas e contou com a participação do sócio fundador da empresa Techamall S.A, Alain Marques. Economista e investidor anjo pela plataforma Broota Brasil, Alain atualmente trabalha no relacionamento com investidores/corporate ventures e suporte de gestão para startups, e compartilhou suas experiências e dicas para quem deseja se aventurar nesse ambiente. 

“A inovação tecnológica vem através dos empreendedores inovadores, são eles que realmente fomentam a economia nacional, quanto mais a gente conseguir difundir esse conhecimento de inovação tecnológica e quanto mais as pessoas interagirem para formatar novos negócios, a cidade ganha, a região ganha e o país ganha, com desenvolvimento econômico e social, esse movimento é algo muito significativo para a região do sul de minas”, ressaltou Alain. 

Através de um amigo, a estudante do curso de engenharia mecânica da UFLA, Taine Esteves, conheceu o empreendedorismo e vem tentando compreender esse movimento, “durante a minha graduação eu me desmotivei bastante e até hoje não me vejo como profissional, vim participar do meetup para entender como o empreendedorismo pode ser aplicado na minha área”. 

O evento contou com o apoio da Agência de Inovação do Café (InovaCafé), Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae) e Núcleo de Estudos em Empreendedorismo (Neemp/UFLA).  “Esse foi o ponta pé inicial para a queda de paradigmas, onde a proposta é criar eventos que interajam com toda a comunidade empreendedora e a universidade, buscando criar ideias, desenvolver a interação com as pessoas, fazendo com que seja real o ecossistema empreendedor, algo que já é tão comentando lá fora, e nós precisamos crescer nesse sentido aqui no município”, avaliou o coordenador do CIM e da Inbatec, professor Luiz Gonzaga de Castro Junior. 

A iniciativa inédita chamou a atenção de empreendedores, como no caso do fundador da Arbitrate – startup que trabalha com mediação e conciliação online, que são formas alternativas aos processos judiciais, Rodrigo Porto. Ele ressaltou que nesse tipo de evento ocorrem muitas colisões de ideias e oportunidades de apresentar a startup, “buscamos sempre estar conectados nesse ambiente de startups e empreendedorismo seja em eventos regionais, estaduais ou nacionais”.  

Marcando presença no evento, a Analista do Sebrae e Gestora da Microrregião de Lavras, Glaucya Jerusa, destacou a sua satisfação com a iniciativa, “esse movimento tem que partir realmente dos empreendedores, desse núcleo de pessoas que realmente querem desenvolver os seus negócios, desenvolver novos modelos inovadores. Para nós isso é muito importante pois compartilhamos responsabilidades, o Sebrae sai um pouco do papel de ser o protagonista, do indutor do empreendedorismo e dá espaço para que as pessoas se tornem protagonistas do desenvolvimento local e econômico”.

A analista ainda ressaltou a importância da parceria com a UFLA, “isso é o resultado de um esforço que a gente vem fazendo há cerca de quatro anos, quando começamos a trabalhar com a UFLA. Esse momento que vivemos era um sonho e hoje podemos dizer que o sonho está sendo realizado, devemos continuar trabalhando esse ambiente, fazendo com que as pessoas se comuniquem mais, conversem mais e compartilhem experiências, muitas vezes ficamos só no ambiente formal e esquecemos que nesses ambientes informais é onde estimulamos mais a nossa criatividade, o Empreende UFLA está de parabéns, é fazendo esse tipo de evento que vamos conseguir mudar a cultura dos empreendedores, fazendo com que a comunicação flua mais e deixando um pouco de lado os egos”. 

Para o coordenador do Empreende UFLA e estudante de administração pública da UFLA, Artur Gonçalves, “o ecossistema é feito da relação entre pessoas, vai muito além da institucionalização, precisamos conhecer com quem estamos trabalhando, ter apoio e assim conseguimos ir para frente. Conseguimos reunir o pessoal que desenvolve tecnologias em núcleos de estudos, empreendedores, entidades de apoio, vários atores sociais que estão desenvolvendo esse ecossistema”. 

PRÓXIMOS PASSOS

Trazer eventos que quebram as perspectivas e tiram as pessoas da zona de conforto, eventos não só na área de interação, mas também de formação é o objetivo do Empreende UFLA. “Estamos construindo juntos e planejando a realização do Startup Weekend, um evento mais robusto de vivência empreendora, precisamos continuar desenvolvendo o ecossistema e para isso é preciso começar a executar eventos que vão ajudar as pessoas a terem vontade de empreender, fazendo com que elas executem as suas ideias aqui”. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
InovaCafé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário