Seca no ES vai afetar café por mais dois anos, prevê sindicato

Publicado em 12/12/2016 12:54

Os efeitos negativos da seca no mercado de café devem se prolongar por, pelo menos, mais dois anos, mesmo com o retorno das chuvas, segundo prevê o Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem de Café do Espírito Santo (Sincafé).

A queda na produção, que antes afetava apenas a cadeia produtiva, agora causa prejuízos para o bolso do consumidor final.

De um lado, por causa da seca, os produtores rurais ficaram sem grãos para comercializar, os estoques quase zeraram e o preço da saca deu um salto, chegando a R$ 461/conilon tipo 8. A falta de produto no mercado, por outro lado, fez o preço do café subir mais de 43%, nos últimos 12 meses, nas prateleiras dos supermercados.

Os dados do Sincafé apontam que 35% dessa alta aconteceu somente nos últimos 30 dias. A explicação para isso está no fato de que, além de faltar café no mercado, a demanda pelo produto no mundo tem aumentado, em média, 5% ao ano.

Leia a notícia na íntegra no site G1-ES.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1-ES

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário