Venda de café da safra 2016/17 do Brasil se aproxima de 70%, diz Cepea

Publicado em 13/12/2016 16:28

LOGO REUTERS 3.0

SÃO PAULO (Reuters) - O volume de café arábica e robusta da safra 2016/17 comercializado até o mês de dezembro está próximo de 70 por cento do total produzido na temporada, avaliou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em análise publicada nesta terça-feira.

Já o restante da produção deverá ser negociado por produtores somente em 2017, já que muitos decidiram interromper as vendas deste ano por questões fiscais, além dos baixos preços locais do café arábica, acrescentou o Cepea.

"Muitos cafeicultores se preocupam com a questão fiscal (imposto de renda) e, por isso, pretendem voltar ao mercado somente no próximo ano. Além disso, no caso do arábica, os preços internos têm registrado fortes quedas", informou o Cepea em nota.

O indicador Cepea/Esalq do tipo 6 bebida dura para melhor, posto em São Paulo, fechou na véspera a 497,76 reais/saca de 60 kg, um recuo de 5 por cento na comparação com os preços da segunda-feira da semana anterior.

O Cepea indicou também que os grãos de café arábica restantes, que deverão ser negociados em 2017, são de qualidade variada. No caso do robusta, os grãos que sobraram são de qualidade inferior e devem ser direcionados à indústria nacional.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário