Nota de pesar do Mapa pelo falecimento do diretor executivo da OIC

Publicado em 02/01/2017 07:20

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lamenta o falecimento, nessa sexta-feira (30), em Belo Horizonte, do diretor executivo da Organização Internacional do Café (OIC), Robério Oliveira Silva, aos 53 anos. De acordo com as primeiras informações recebidas, ele sofreu um infarto fulminante.

Silva era natural de Pedra Azul, cidade localizada no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais. Morava em Londres desde 2011.

O velório aconteceu no Bosque da Esperança, em Belo Horizonte, e o sepultamento no dia 1º.

Biografia

Robério Silva foi o primeiro brasileiro a assumir um cargo de liderança na Organização Internacional do Café. Assumiu o posto no dia 1º de novembro de 2011. Silva era formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Ele se dedicou à área de produtos de base, especialmente ao café. Com 31 anos de experiência tanto no setor público como no setor privado, Robério exerceu os cargos de diretor do departamento do Café do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, de 2009 a 2011; secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex); secretário de Produtos de Base do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; secretário-geral da Federação Brasileira dos Exportadores de Café, entre 1989 e 1993, e secretário-geral da Associação dos Países Produtores de Café, entre 1994 e 2002.

NOTA - Frente Parlamentar Mista do Café

Com profundo pesar, lamento o falecimento prematuro do ilustre amigo de longa data Robério de Oliveira Silva, diretor-executivo da Organização Internacional do Café - OIC, em Londres, e reconhecido por sua brilhante e notável trajetória nas diferentes e importantes funções que ocupou.

Rogo a Deus que ilumine a família e amigos neste momento de imensa dor, confortando especialmente o Dr. Gabriel, Dona Dilma, Lucio e Gabriel Junior, pais e irmãos do nosso Robério.

É uma perda pessoal para mim e minha família, em função dos laços de amizade que cultivamos por décadas, de tal forma que a triste notícia muito nos chocou. Perdemos um amigo querido.

Não há dúvidas de que foi uma perda para Minas e o Brasil, como também para a comunidade cafeeira mundial, já que nos últimos anos Robério exercia papel de protagonista no cenário internacional da cafeicultura.

Economista, antes de assumir o posto na OIC – a qual tinha o mandato até 2019, Robério exerceu os cargos de diretor do Departamento de Café do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), secretário de Produtos de Base do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, secretário-geral da Federação Brasileira dos Exportadores de Café, e secretário-geral da Associação dos Países Produtores de Café.

Robério faleceu em (30/12), em Belo Horizonte, nas casas de seus pais.

A lembrança que fica é de uma pessoa muito sensível, extremamente inteligente, com uma visão sempre moderna e eficiente e que produziu resultados reconhecidos no meio onde atuava.

Deputado Federal Carlos Melles

Presidente da Frente Parlamentar Mista do Café

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa + Frente Parlamentar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário