Resultado 2016: Cooxupé recebe mais café e venda para o mercado interno aumenta

Publicado em 20/01/2017 14:51

A Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé recebeu mais café e embarcou mais sacas para os mercados interno e externo em 2016. O total de sacas de 60 quilos de café do tipo arábica recebidas – das regiões sul e cerrado mineiros e média mogiana do estado de São Paulo - foi de 6,2 milhões ante 5,1 milhões registradas no exercício de 2015 (aumento de 21%). O total de embarque, considerando as exportações diretas e o mercado interno, também cresceu 4%. Foram 5,8 milhões de sacas em 2016 ante as 5,5 mi embarcadas no ano retrasado.

A Cooxupé ainda destaca o crescimento na participação no mercado doméstico: foram 1,8 milhões de sacas destinadas para o Brasil no ano passado, um crescimento de 27% em relação ao resultado de 1,4 alcançado em 2015. A seca no estado do Espírito Santo foi um dos fatores que colaboraram para o aumento das vendas no mercado interno. A forte demanda interna também impactou as exportações diretas. Para o mercado internacional, a Cooxupé exportou 3,9 milhões de sacas para países como Alemanha, Argentina, Bélgica, Estados Unidos, Itália, Japão, entre outros. 

De acordo com o presidente da Cooxupé, Carlos Paulino, 2016 foi considerado um bom ano para a cooperativa. “Mesmo com o nosso resultado em relação à exportação, consideramos que o ano foi bom para a Cooxupé. Atingimos nossa meta quanto ao recebimento e conseguimos atender a forte demanda que a indústria do mercado interno exigiu devido à falta do robusta pela seca. Honramos nossos compromissos com nossos clientes”, afirma. 

De acordo com o Cecafé – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil -, em 2016 a Cooxupé se manteve na liderança do ranking de exportação do produto.

Fonte: Asscom Cooxupé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#RotadoCafé: Conheça a história do Alado Coffee; sucessão, sustentabilidade e qualidade na xícara
Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março