Etiópia espera receita de US$ 940 milhões com exportação de café em 2017

Publicado em 23/01/2017 10:53

A Etiópia está trabalhando para se tornar o segundo país exportador de café do mundo.

O país estabeleceu como objetivo garantir US$ 940 milhões exportando 241 mil toneladas (4,17 milhões de sacas) de café neste ano.

Em recente conferência, o diretor do Departamento de Desenvolvimento e Comercialização do Café da Etiópia, Sani Redi, disse que modernizar a cadeia de valor do café, empregar um sistema de controle de exportação mais tecnológico e melhorar a capacidade de ECX (Ethiopian Commodity Exchange) são tarefas fundamentais para atingir esse objetivo.

Segundo ele, a autoridade espera produção de 702 mil toneladas (11,7 milhões de sacas) de café neste ano. "A crescente atenção tem sido dada à promoção de marcas separadas de café etíope", acrescentou.

Ele observou que o volume de exportação planejado para o ano faria do país o segundo país exportador de café do mundo, depois do Brasil.

A União Europeia é o principal mercado importador etíope, responsável por 60% da exportação de café, enquanto a Alemanha, Arábia Saudita, EUA, Japão e Bélgica estão entre os principais destinos.

Tradução: Jhonatas Simião

Fonte: AllAfrica

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Sem físico no Brasil, bolsas têm novos ajustes nos preços nesta 4ª feira
Café: Nova York e Londres estendem baixas no primeiro pregão de maio
Em dia de baixas generalizadas, arábica recua mais de mil pontos em Nova York
Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras
Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York