Café: Comercialização da safra 2016/17 do Brasil está em 81%, aponta Safras & Mercado

Publicado em 17/02/2017 09:12

A comercialização da safra 2016/17 (julho/junho) de café do Brasil chegou a 81% até o dia 13 de fevereiro, segundo dados da consultoria Safras & Mercado. Esse número traz um avanço de 3% em relação ao mês anterior, quando 79% da produção estava comprometida.

A consultoria estima a safra passada do Brasil em 55,1 milhões de sacas. Com isso, já foram comercializadas 44,75 milhões de sacas de 60 kg do grão.

Os dados levantados apontam que a comercialização neste ano está levemente atrasada em relação ao ano passado. Neste período, em 2016, 83% da safra 2015/16 já estava vendida. No entanto, há avanço em relação à média dos últimos 5 anos, que aponta que 76% da produção normalmente já está negociada no período.

Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a comercialização de café no Brasil andou de forma mais lenta ao longo do último mês de janeiro no Brasil, mas dentro da cadência normal para uma entressafra. "O produtor aparece um pouco mais nas altas e se afasta quando o mercado recua, o que reduz a fluidez do mercado e abre espaço para indicações erráticas de preços, uma vez que a baixa liquidez favorece distorções nas cotações", afirma. De acordo com o analista, ficou mais comum o comprador mais curto e necessitado forçar preço acima do mercado para tentar sensibilizar o vendedor.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Volume de chuva no Vietnã ainda é abaixo do esperado e robusta ganha quase US$ 100 por tonelada
Com adversidades climáticas, produtor de café especial precisa recalcular rota e adotar novas estratégias na safra de 2024
Safra de conilon: Cafés começam a chegar e rendimento da safra pode ser menor do que o esperado
Exportações dos Cafés do Brasil atingem 16,24 milhões de sacas no primeiro quadrimestre de 2024
Preocupação com oferta volta ao radar e robusta ganha mais de US$ 60 por tonelada