Plataforma Global do Café lança material informativo para cafeicultor fazer produção sustentável

Publicado em 23/02/2017 16:21

A Plataforma Global do Café (GCP) preparou um material informativo para auxiliar os cafeicultores a fazer uma produção sustentável, gerando mais valor agregado e renda. O conjunto de informações foi apresentado ao secretário Arnaldo Jardim na terça feira, 21 de fevereiro, em audiência na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na capital paulista.

A iniciativa inclui Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC), Guia de Implementação do Currículo de Sustentabilidade do Café e Guia Prático de Acesso a Linhas de Crédito para Promoção da Sustentabilidade dos Cafeicultores – destacando as oferecidas pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), do Governo do Estado (saiba mais aqui).

O programa da Plataforma tem como objetivo levar sustentabilidade aos cafeicultores aumentando o volume de café sustentável produzido. De acordo com o diretor da P&A Marketing e coordenador do Programa Brasil da Plataforma, Carlos Brando, o cafeicultor e sua propriedade devem ser os grandes beneficiários com as diretrizes para a produção sustentável.

“Se não der renda ao produtor é um sonho achar que existirá uma produção sustentável. Houve uma mudança de paradigma, a parte econômica da sustentabilidade era esquecida e levada em conta apenas a ambiental e a social”, explicou Brando.

No Currículo estão presentes os 18 itens para a produção sustentável do café – essenciais para um manejo produtivo adequado às normas e exigências do mercado – de forma rentável, principalmente aos pequenos e médios cafeicultores.

Foram formados mais de 1.300 treinadores para capacitação dos cafeicultores incluindo técnicos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Secretaria. Além do Brasil, a Plataforma Global do Café (GCP) já está presente em cinco países: Colômbia, Vietnã, Indonésia, Tanzânia e Uganda.

O programa mostra uma tendência mundial em prol da sustentabilidade em todos os níveis. O mercado atual exige produtos desenvolvidos com consciência ambiental e social. O guia está disponível aqui

Fonte: Asscom SAA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)