Laboratório de análise da Cooxupé tem qualidade reconhecida

Publicado em 24/02/2017 12:15

Pelo 28º ano seguido o Laboratório João Carlos Pedreira de Freitas da Cooxupé ganhou Conceito A, tendo sua qualidade comprovada pela precisão dos resultados das análises foliares e de solo que realiza. A avaliação vem do Programa Interlaboratorial de Análise de Tecido Vegetal, chancelado pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, e também pelo Ensaio de Proficiência para Laboratórios de Análise de Solo, feito pelo IAC – Instituto Agronômico de Campinas. Isto significa que o laboratório da Cooxupé foi aprovado, ganhando mais uma vez o direito de usar selos de controle de qualidade tanto para as análises foliares quanto para as de solo.

César Aparecido Alves, coordenador do laboratório da Cooxupé, explica que ambos os programas – o de foliar coordenado pelo professor doutor da ESALq de Piracicaba, Godofredo Cesar Vitti, e o de solo coordenado pelo pesquisador do IAC, Heitor Cantarella -   tem como principal objetivo detectar o índice de assertividade dos laboratórios participantes. “Trata-se de um termômetro que mostra o que precisa ser melhorado ou corrigido nos sistemas de análises de folha e do solo. Em nosso caso, ganhar conceito A por 28 anos seguidos mostra a seriedade do nosso trabalho e o quanto o cooperado pode confiar nos resultados das nossas avaliações”, afirma.

Para atribuírem os conceitos, os programas distribuem amostras para as empresas participantes fazerem suas respectivas análises. Ao receberem os resultados, o IAC e a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo fazem as avaliações para detectar o desempenho dos 135 laboratórios, entre os quais quatro são do exterior. 

Criado em 1982, o laboratório da Cooxupé registrou nos últimos dez anos a análise de mais de 367 mil amostras, tanto de cooperados da cooperativa quanto de terceiros. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Asscom Cooxupé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário