Brasil pode autorizar importação de café robusta do Vietnã nas próximas semanas, diz Bloomberg

Publicado em 29/03/2017 15:22

A importação de café robusta do Vietnã pelo Brasil não saiu dos planos do governo e pode ser autorizada nas próximas semanas através do sistema drawback, a informação foi reportada nesta quarta-feira (29) pela agência de notícias financeiras Bloomberg, com base no relato de duas fontes com conhecimento direto do assunto.

A alíquota de importação com o sistema drawback seria zero para a compra de até 1 milhão de sacas de 60 kg do grão. Acima disso, seria respeitada a alíquota de 35%. Segundo uma das fontes entrevistas pela Bloomberg, a importação de café robusta com a alíquota integral não seria vantajosa para a indústria brasileira.

Procurado pelo Notícias Agrícolas para falar sobre o assunto ainda na terça-feira (28), o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) informou através de sua Assessoria de Imprensa que "o assunto agora está sendo tratado no MDIC, que deverá se posicionar sobre a liberação, ou não, para as indústrias."

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, por sua vez, não se posicionou sobre o assunto até o fechamento dessa matéria.

A possibilidade de importação de café robusta, pedida pela indústria que alega escassez do produto no país, volta a ser discutida pelo governo federal depois que o leilão de compra de café pela indústria realizado na quarta-feira (22) através do Sistema Eletrônico de Comercialização (SEC), da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento, terminou sem negócios. Não houve interessados em vender o produto pelos preços pedidos pela indústria.

De acordo com os relatórios de resultados divulgados pela Conab, a maior oferta foi de R$ 472,00 a saca de 60 kg. Na segunda-feira (20), o Indicador CEPEA/ESALQ do robusta, tipo 6, peneira 13 acima, teve a saca cotada a R$ 452,78.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas