Programa unifica agenda de ações pela sustentabilidade na cafeicultura brasileira

Publicado em 23/05/2017 14:35
Plataforma Global do Café no Brasil atua em parceria com as principais entidades de assistência técnica ao produtor de café

O Programa Brasil de Sustentabilidade atua em ampla colaboração com parceiros da cadeia do café em ações relacionados à promoção da sustentabilidade na cafeicultura brasileira. É implementado pela divisão nacional da Plataforma Global do Café, associação que congrega membros de todos os segmentos da cadeia produtiva cafeeira mundial, com iniciativas concentradas nos principais estados produtores, como Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rondônia, Paraná e Bahia.

O Programa produziu, de maneira colaborativa com diversas entidades do setor, um documento como referência para a aplicação das mais diversas práticas sustentáveis na cafeicultura: o Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC). Ele contempla 122 itens, dos quais 18 temas foram elencados como fundamentais, sendo divulgados em treinamentos, palestras, materiais impressos, digitais e nos projetos que o Programa tem gerido em parceria com serviços de extensão, associações, entidades de classe, instituições de ensino e cooperativas de café.

Desde o lançamento do Currículo, em março de 2015, o Programa Brasil de Sustentabilidade tem expandido a sua implementação, com foco especialmente no pequeno produtor, que recebe essas informações por meio de técnicos de assistência técnica e extensão rural. Para tanto, 1.400 técnicos de 73 instituições parceiras foram capacitados até o momento, em um projeto que continua em 2017, paralelamente a outras iniciativas que unificam a agenda de ações pela sustentabilidade do setor.

Sobre o Programa Brasil de Sustentabilidade      

Parte das ações da Plataforma Global do Café, o Programa Brasil de Sustentabilidade estimula e difunde, desde 2012, práticas sustentáveis na cafeicultura, visando que os produtores tenham mais benefícios econômicos, sociais e ambientais, assim como a cadeia como um todo. Sua principal referência é o Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC),que vem sendo disseminado por parceiros do programa, comoserviços de extensão, cooperativas e centros de ensino, nos principais estados produtores de café (MG, ES, SP, RO, PR e BA). Com foco no pequeno e no médio produtor, o programa tem proporcionado o alinhamento de iniciativas que aconteciam isoladamente e a busca por sinergias com fortalecimento das parcerias. Além do treinamento de técnicos projetos como o Produtor Informado, em parceira com o Cecafé, já capacitou 1.460 pequenos produtores em 2016 e tem plano para mais 1.500 em 2017, associando inclusão digital com sustentabilidade. Diversas outras ações complementares são realizadas para aumentar o número de produtores aplicando as práticas sustentáveis.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Plataforma Global do Café

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário