Está aberta oficialmente a safra 2017/18 na área de ação da Cooxupé

Publicado em 29/05/2017 09:25
Durante evento realizado em Alpinópolis, cooperativa anuncia início de colheita

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé realizou na manhã desta sexta-feira, dia 26, em Alpinópolis (MG), um evento oficializando o início da colheita da temporada 2017/2018 em sua área de atuação. A abertura da safra ocorreu durante a Unidade Demonstrativa realizada na cidade, reunindo mais de 1.600 pessoas entre produtores e familiares. A ação também integrou o Programa Café Forte, realizado pela Cooxupé, em parceria com entidades como Conselho Nacional do Café, Sistema OCB, Embrapa, entre outras entidades.

O vice-presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, comentou sobre a importância deste período para o cafeicultor, que é o fruto do trabalho dos cooperados, e a participação no programa Café Forte. “Estamos iniciando um projeto que é muito necessário para nós e que reflete o momento do café. A Cooxupé durante oito meses estará nesta parceria e gostaríamos de estendermos esta ação, pois temos uma necessidade de comunicação muito grande. O público precisa ter conhecimento da relevância da cafeicultura e como funciona o nosso negócio”, afirmou.

A área de ação da Cooxupé integra mais de 200 municípios nas regiões do Sul e Cerrado de Minas Gerais e média mogiana, no estado de São Paulo. A produção dos mais de 13,5 mil cooperados está estimada em 6,9 milhões de sacas de café espécie arábica. A expectativa da cooperativa neste ano é receber em torno de 6 milhões de sacas. Na cidade de Alpinópolis, onde aconteceu a abertura oficial da safra, a estimativa é de colher 139 mil sacas em 2017. No ano passado – quando a bienalidade foi alta – foram colhidas 152 mil sacas pelos cooperados da região deste município.

Fonte: Asscom Cooxupé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#RotadoCafé: Conheça a história do Alado Coffee; sucessão, sustentabilidade e qualidade na xícara
Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março