Colheita de café conilon está praticamente finalizada, mas negócios no Brasil seguem limitados

Publicado em 07/08/2017 14:00

A colheita de café conilon (robusta) está praticamente finalizada no Brasil, conforme apontam as principais estimativas da safra 2017/18, porém, os negócios ainda não ganharam ritmo nas praças de comercialização do país mesmo com cotações acima de R$ 400 a saca em algumas localidades. O Espírito Santo é o maior estado produtor da variedade.

"Com o encerramento da colheita de robusta no Espírito Santo, produtores da variedade saíram do mercado, voltando-se ao desenvolvimento da próxima safra (2018/19). Nesse cenário, as negociações seguem limitadas e os preços da variedade, sustentados em patamares elevados", reportou o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP).

Na última sexta-feira (4), o Indicador CEPEA/ESALQ do robusta, tipo 6, peneira 13 acima, teve a saca de 60 kg cotada a R$ 416,39 com queda de 0,08%.

O Cepea ainda destaca que durante todo o mês de julho a disponibilidade do grão no mercado também foi baixa. "Muitos produtores esperavam que os preços aumentassem de forma mais acentuada para fechar negócios; No entanto, eles estavam negociando apenas quando precisavam de fluxo de caixa. Com a retração dos vendedores e a demanda enfraquecida, as cotações de robusta oscilaram ligeiramente durante o mês", afirma.

De acordo com estimativa da consultoria Safras & Mercado, a colheita de café conilon está na reta final e atinge 98% da safra até o dia 1º de agosto, o que corresponde a um avanço de 2 pontos percentuais na comparação com a semana passada. No entanto, nessa mesma época do ano passado, a colheita já havia sido finalizada. Levando em conta as variedades arábica e conilon, a colheita total de café do Brasil totaliza 80%.

Levando em conta a estimativa da Safras, de produção de 51,1 milhões de sacas de 60 kg nesta safra, é apontado que já foram colhidas 40,74 milhões de sacas até o dia 1°.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário