BSCA: Léo Moço é o campeão brasileiro de baristas de 2017

Publicado em 28/08/2017 14:45
Com o título, profissional do Café do Moço, de Curitiba (PR), será o representante do Brasil no Campeonato Mundial, que ocorrerá em Seul, na Coreia do Sul

Após três dias de disputa e emoção, em um ambiente turístico e com programação cultural voltada aos amantes de cafés especiais e da boa música, Léo Moço, profissional do Café do Moço, de Curitiba (PR), sagrou-se campeão do 16º Campeonato Brasileiro de Baristas e será o representante do Brasil na competição mundial da categoria, que ocorrerá em Seul, na Coreia do Sul, entre 9 e 12 de novembro, durante a feira Café Show 2017.

O segundo lugar ficou com a barista Martha Grill, do Octavio Café, de São Paulo (SP), e a terceira colocação com Thiago Sabino, do IL Barista Cafés Especiais, também da capital paulista. A competição é uma realização da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), como ação do projeto setorial “Brasil. A Nação do Café”. A competição mais tradicional destinada aos baristas no País ocorreu de 25 a 27 de agosto, ao longo do festival “São Lourenço Coffee Music”, na Estância Hidromineral de São Lourenço, no Sul de Minas Gerais.

Segundo a diretora executiva da BSCA, Vanusia Nogueira, quando a entidade se tornou National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora de competições entre profissionais do café em todo o mundo, a Associação adquiriu os direitos de realização dos Campeonatos Brasileiros de Barismo, que garantem a participação dos campeões nacionais nas competições mundiais. "É uma satisfação imensa poder trabalhar 'in loco' com nossos baristas, pois são profissionais que contribuem imensamente para a promoção da excelência do café. Todos os competidores tiveram desempenho fantástico. O Léo se destacou e garantiu o título", comenta Vanusia. 

A diretora destaca que a intenção da BSCA, ao assumir o compromisso de realizar os campeonatos brasileiros de barismo, foi contribuir para a evolução da profissão no País. "Os baristas são fundamentais para que o café seja cada vez mais valorizado junto aos consumidores finais e a desenvoltura que os participantes demonstraram no campeonato deste ano evidencia exatamente o porquê de sua importância e também que estamos no caminho correto para criarmos uma cultura cada vez mais forte relacionada aos cafés especiais no Brasil", completa.

Fonte: BSCA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café tem leves altas em dia de recuperação, mas robusta perde mais de 4%
Mercado internacional, demanda e logística são um dos destaques do Seminário Internacional do Café deste ano
Entidades assinam pacto pelo trabalho decente na cafeicultura no Brasil
Café: Londres retoma negócios acompanhando movimento de correção do arábica
Após suporte no robusta, arábica tem mais um dia de forte correção e volta a ser negociado abaixo de 200 cents/lbp