Procafé: Feijão no pós plantio de café, com nova finalidade

Publicado em 01/09/2017 11:19

O cultivo do feijoeiro em áreas de plantio de café pode favorecer a proteção dos cafeeiros jovens, cumprindo objetivos novos, diferentes daqueles onde é feito o uso  normal do plantio de feijão, intercalar  em cafezais.

A cultura de feijão é, normalmente, realizada em áreas em fase de formação de lavouras de café, visando ocupar espaços livres, na forma do que se conhece como cultivo intercalar, objetivando gerar renda adicional, com a produção desse tipo de grão, enquanto vai sendo formado o cafezal. Tem, ainda, a finalidade de atender ao consumo dos trabalhadores das próprias fazendas.

Como plantio ou cultura  intercalar o feijão apresenta muitas características vantajosas, como – a condição de ser planta leguminosa, ser de ciclo curto e ter  bom mercado e consumo para o produto.

O novo uso para o feijoeiro foi desenvolvido, recentemente, em áreas de plantio de café na Chapada Diamantina-BA. Essa região apresenta condições de clima com ventos frios e com poucas chuvas.

Nesta situação ambiental era preciso contar com uma proteção no pós-plantio do cafeeiro, visando fornecer sombra temporária e barreira contra os ventos para as mudas de café recém-plantadas  no campo. Assim, o feijão, com nova finalidade, foi plantado junto às linhas de cafeeiros, não no meio das ruas, conforme o usual.

Como resultado desse plantio do feijão foi observado que a proximidade entre plantas (feijão/café) ofereceu, de fato, boa proteção  aos cafeeiros jovens, no pós-plantio, na forma esperada. A sombra parcial proporcionada resultou em bom pegamento das mudas no campo, evitando, ainda, o  entortamento das plantas e  dilaceração da folhagem dos cafeeiros, pelo vento.

Verificou-se, ainda, que a melhor condição do plantio se deu com o semeio do feijão na linha, porem cerca de 20-30 cm ao lado das plantas de café, assim  não exatamente no meio  da linha.. Isto por que quando as plantas de feijão ficam diretamente sobre as mudas de café, elas promovem excesso de sombra, condição em que as plantas novas de café ficam com folhas muito tenras.

J.B. Matiello - Eng Agr Fundação Procafé  e  Acelino Andrade Neto – Tec. Fda Rio do Barro

Fonte: Procafé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café dispara com clima no Brasil e tensão global no radar
Café monitora frio no Brasil e avanço da safra
Café fecha semana com altas no arábica e baixas no robusta; clima no Brasil segue no radar do mercado
Foco na sustentabilidade: Produção de café na Bahia movimenta a econômia de diversas regiões
Café vira para alta em NY no meio do pregão, mas robusta perde força com safra brasileira no radar
Café reage nas bolsas nesta 6ª feira, com mercado atento ao clima e à safra brasileira