Cafés especiais naturais de 10 regiões do Brasil disputam título do Cup of Excellence

Publicado em 21/09/2017 08:53
São 133 amostras classificadas para a fase nacional do principal concurso de qualidade do País para cafés colhidos e secos com casca

Após a definição das amostras classificadas para a categoria "Pulped Naturals" na semana passada, chegou a vez de o Brasil conhecer os cafés classificados para a fase nacional na categoria "Naturals", dedicada aos frutos colhidos e secos com casca, do Cup of Excellence - Brazil 2017, competição realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), como ação do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Alliance for Coffee Excellence (ACE) e com apoio do SEBRAE.
 
Dos 437 lotes inscritos, foram classificados 133 cafés. Desse total, 39 são oriundos da Indicação de Procedência da Mantiqueira de Minas (29,3%); 32 do Sul de Minas (24,1%); 23 (17,3%) da Denominação de Origem do Cerrado Mineiro; 14 (10,5%) são da região das Matas de Minas Gerais; nove (6,8%) da Indicação de Procedência da Alta Mogiana (SP); cinco (3,8%) da Chapada Diamantina (BA); quatro (3,0%) da Média Mogiana de São Paulo; três (2,3%) das Montanhas do Espírito Santo; três (2,3%) da Indicação de Procedência do Norte Pioneiro do Paraná; e uma (0,8%) da Chapada de Minas Gerais. Confira os produtores classificados no site da BSCA: https://brazilcoffeenation.com.br/contest-edition/show/id/3.

 
A Fase Nacional da categoria "Naturals" ocorrerá de 7 a 11 de outubro, na sede da BSCA, em Varginha (MG). Os cafés aprovados na pré-seleção serão avaliados pelos juízes nacionais e os que tiverem nota superior a 86 pontos (escala de zero a 100 do Cup of Excellence) serão classificados para a Fase Internacional do concurso.
 
Entre os dias 16 e 22 de outubro, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no Campus de Venda Nova do Imigrante (ES) — instituição anfitriã do Cup of Excellence - Brazil 2017 —, os juízes internacionais se reunirão para avaliar os cafés classificados para as fases internacionais das categorias "Naturals" e "Pulped Naturals" e definirão os melhores cafés especiais do Brasil na safra 2017. Os campeões do concurso serão conhecidos em 22 de outubro, em cerimônia de anúncio e premiação dos vencedores no Clube Recreativo Venda Nova, no mesmo município.
 
BRAZIL. THE COFFEE NATION

O Cup of Excellence – Brazil 2017 é ação integrante do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", que é desenvolvido em parceria pela BSCA e a Apex-Brasil, e tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no País. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.
 
Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá entre maio de 2016 ao mesmo mês de 2018 e os mercados-alvo são: (i) EUA, Canadá, Japão, Coreia do Sul, China/Taiwan, Reino Unido, Alemanha e Austrália para os cafés crus especiais; e (ii) EUA, China, Alemanha e Emirados Árabes Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail exec@bsca.com.br.

Fonte: BSCA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã