Café: Florada está secando em diversas regiões produtoras do Brasil e minimiza otimismo da safra 2018/19

Publicado em 24/10/2017 13:43

Conforme fotos e vídeos enviados por produtores ao Notícias Agrícolas, as floradas em algumas lavouras do cinturão produtivo brasileiro estão secando diante das altas temperaturas. (Veja imagens abaixo) Mesmo com algumas chuvas nas últimas semanas, as plantações não têm resistido e o otimismo da safra 2018/19 vai diminuindo.

Veja a nota da Cooxupé:
» Temperaturas altas impactam florada nos cafezais, diz Cooxupé

"A perda na minha lavoura foi de 80%. A expectativa de produção era de até 70 sacas neste ano e estimo que ela vá produzir apenas 10 sacas, aproximadamente. São várias lavouras que estão desse jeito. A quebra desse ano será muito maior do que a do ano passado", afirma o cafeicultor Geraldo Afonso da Silva, de Carmo do Paranaíba (MG), no Triângulo Mineiro.

A região, segundo o produtor, ficou sem chuvas por mais de 160 dias, em meio a altas temperaturas. Além do abortamento da florada, essa condição propiciou o aparecimento de bicho mineiro, que agrava ainda mais a situação das lavouras, e estimula queda de folhas tornando-as mais fracas e comprometendo a produção do café no próximo ano.

Veja mais:
» Café: Temperaturas elevadas ocasionam o abortamento da florada em Carmo do Paranaíba (MG)

Fotos enviadas por produtores mostram que também há floradas secando na Zona da Mata de Minas e no Sul de Minas Gerais.

        

De acordo com o engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, Alysson Fagundes, as plantas do cinturão brasileiro que têm apresentado essa condição, não vão produzir nada no ano que vem.

"Ainda não quantificamos as perdas, mas não está chovendo bem em todas as regiões produtoras, exceto Paraná e Baixa Mogiana, que tem uma produção irrisória. Tivemos algumas precipitações que estimularam a principal florada, mas depois parou", afirma.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após suporte no robusta, arábica tem mais um dia de forte correção e volta a ser negociado abaixo de 200 cents/lbp
Colômbia: Lavouras de café têm alta incidência de broca
Colheita de café: entenda regras para contratação de safristas
Café: Arábica começa semana com baixas e mercado monitora clima nas origens
#RotadoCafé: Conheça a história do Alado Coffee; sucessão, sustentabilidade e qualidade na xícara