Emater-MG promove reunião com membros do Plataforma Global do Café para discutir sustentabilidade

Publicado em 24/10/2017 14:59

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) promoveu nesta terça-feira, em Belo Horizonte, uma reunião com membros do Grupo de Trabalho Brasil da Plataforma Global do Café (GCP, da sigla em inglês). A pauta do encontro incluiu temas como a aplicação de indicadores GCP na cafeicultura; o uso do aplicativo e o compartilhamento de dados do setor cafeeiro, além de planos e projetos para 2018. Temas como o cenário da cafeicultura sustentável no mundo e o controle da praga da broca, também fizeram parte dos debates.

“A cafeicultura vem passando por períodos complicados e questões como as mudanças climáticas e a retenção da água de chuva precisam fazer parte da agenda de discussões”, argumentou o coordenador técnico estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussú. De acordo o coordenador, a doença da broca também não poderia ficar de fora. “O Brasil está sendo extremamente prejudicado com isso. Por vários problemas, o inseticida que combatia a praga foi retirado do mercado e não tem substituto”, explicou.

A Plataforma Global do Café é uma iniciativa mundial que busca incentivar na cafeicultura a adoção de práticas mínimas de sustentabilidade, no campo ambiental, social e econômico. Primando pela abordagem não competitiva e trabalhando rumo a um setor próspero e sustentável, a CGP coloca em ação a agenda global estabelecida, por meio de iniciativa público-privada. Batizada de Visão 2010 propõe melhorar os meios de vida de comunidades agrícolas e o meio nas áreas produtivas de café. É uma associação internacional com mais 200 membros de todos os segmentos da cadeia produtiva do café e atuação em oito países produtores. A Emater-MG participa do grupo.

A presença dos membros CGP na Capital mineira antecipa as discussões da Semana Internacional do Café (SIC), que vai de quarta (25/10) à sexta-feira (27/10), no Expominas. O evento é hoje uma das principais ações de promoção do café de Minas Gerais e do Brasil e tem como foco desenvolver o mercado brasileiro e divulgar a qualidade dos cafés nacionais para o mercado interno e para os países compradores além de potencializar o resultado econômico e social desse setor. A SIC é realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais – Faemg, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, pela Café Editora e pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Fonte: Emater-MG

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta