BSCA apresenta os melhores cafés especiais de seus associados

Publicado em 28/11/2017 10:30 e atualizado em 28/11/2017 11:04
Fazenda Sertãozinho é campeã das categorias “Via Úmida” e “Via Seca” no Concurso Aroma BSCA 2017. Todos os dez vencedores têm a compra de seus cafés garantida
Na noite desta segunda-feira, 27 de novembro, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) apresentou ao mundo os melhores cafés especiais produzidos por seus associados que possuem certificação de sustentabilidade com a divulgação dos vencedores do Concurso Aroma BSCA 2017 nas categorias “Via Úmida”, para cafés cerejas descascados e/ou despolpados, e “Via Seca”, destinada aos cafés naturais, colhidos e secos com casca.
 
Em cerimônia realizada na Sociedade Rural Brasileira (SRB), em São Paulo (SP), o café produzido por via úmida na Fazenda Sertãozinho, em Botelhos, no Sul de Minas Gerais, sagrou-se o campeão da categoria, com 91,75 pontos na escala de zero a 100 da competição. Na sequência do ranking, vieram os cafés cerejas descascados ou despolpados da Fazenda Santa Izabel (Ouro Fino), também localizada no Sul de Minas, da Granja São Francisco (Carmo de Minas), do Sítio da Torre (Carmo de Minas) e da Santa Rosa Estate Coffee (Soledade de Minas), todas situadas na Indicação de Procedência da Mantiqueira de Minas Gerais.
 
Na categoria “Via Seca”, a Fazenda Sertãozinho também foi a grande campeã, com um café que conquistou 94,25 pontos. Os outros quatro vencedores são oriundos da Indicação de Procedência da Mantiqueira de Minas Gerais: Granja São Francisco, Sítio da Torre, Sítio Nossa Senhora do Carmo (Carmo de Minas) e Fazenda Serra das Três Barras (Carmo de Minas), respectivamente segundo, terceiro, quarto e quinto colocados.
 
Os vencedores das duas categorias têm compradores garantidos. As empresas Bourbon Specialty Coffees, Café do Mercado, Orfeu Cafés Especiais, Três Corações, Cambraia, CarmoCoffees, GOLD Cafés Especiais, Il Barista, Lucca Cafés Especiais, Mundo Café, Olam Coffee, Senhor Espresso, Octavio Café, Suplicy Cafés Especiais e Vimi Café Gourmet assumiram o compromisso e farão a aquisição dos lotes. O campeão da categoria “Via Úmida” também receberá o novo torrador TL2 da Pinhalense, uma das patrocinadoras da competição.
 
Além da premiação aos vencedores, a programação do Concurso Aroma BSCA 2017 contou, ainda, com a apresentação do "Relatório de tendências para os cafés especiais no mercado brasileiro" por parte da consultoria Euromonitor International, que possibilitou à BSCA uma melhor compreensão do tamanho do mercado no Brasil para projetar crescimento nos próximos anos, analisar os principais segmentos e posicionamentos de cafés especiais, identificar os principais canais de venda e as tendências que impactam este setor e ampliar a compreensão do mercado de cafeterias no Brasil. Houve, também, palestra de profissionais do Rabobank, que abordaram "Economia, café e sustentabilidade".
 
O resultado final do Concurso Aroma BSCA 2017 está disponível no site da Associação: https://brazilcoffeenation.com.br/.
Fonte: BSCA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março
Ainda de olho no Vietnã, café continua no negativo em Londres e Nova York