Procafé: Bem-te-vi e acauã 8, duas novas cultivares de café com resistência e produtividade

Publicado em 10/01/2018 11:38

As pesquisas de melhoramento genético do cafeeiro, desenvolvidas pela Fundação Procafé, com parte de materiais recebidos do ex-IBC, vêm resultando no lançamento de novas cultivares, buscando maior resistência e produtividade, fatores importantes na redução dos custos de produção. Em 2017 foram liberadas duas novas cultivares, com boas características produtivas, tratando-se dos materiais denominados Bem-te-vi e Acauã 8.

O material de Acauã é oriundo do cruzamento do Sarchimor 1668 com o Mundo Novo, feito no Paraná, pelo Dr Kaiser, ainda na década de 1980. Nos cruzamentos e seleções, em seguida,  já deu origem ao registro de  cultivares como Acauã, Acauâ novo e Asa Branca..

Acauã  -  pássaro do sertão, caracteriza cafeeiros  mais tolerantes à seca. A seleção original foi feita em campo de Acauã 365 situado em Marechal Floriano-ES, onde foram selecionadas 11 plantas, colocadas em ensaio na Fex Varginha, onde se destacaram as cv 8 e 2, as quais, de inicio, foram juntadas. Depois foi constituído um campo de multiplicação, da cv 8 e 2 separadamente, onde se verificou, após 6 safras, maior vigor e produtividade da cv 8. As plantas são de porte baixo, de bom vigor e tolerantes à seca e alta resistência à ferrugem. Tem ainda resistência ao nematoide M. exígua.  A brotação nova tem cor bronze, bem escuro Os  frutos são de maturação média, de coloração vinho, de tamanho médio.  Na tabela 1 estão colocados os dados de produtividade em ensaios, em comparação com cultivares padrões.

O material de Bem-te-vi é oriundo de cruzamento entre Catimor 391 e Catuai amarelo 74, efetuado, na década de 1980, na Fda Experimental de Varginha, dando origem a plantas de frutos amarelos ou vermelhos. A seleção seguiu, por mais 3 gerações e as melhores plantas, de frutos vermelhos, das cvs 700 e 701 do ensaio 3-27, foram testadas em ensaios em diferentes regiões, com bom comportamento produtivo e alta resistência à ferrugem . A cultivar

tem frutos vermelhos, de maturação média a tardia, com plantas de elevado vigor, e boa produtividade. Na tabela 2 pode-se observar resultados de produtividade da nova cultivar em comparação com as mais produtivas e com o padrão Catuai. Nas diferentes regiões, nas quais vem sendo ensaiada, a cultivar Bem-te-vi  sempre se situa entre as mais produtivas. As plantas possuem porte baixo e brotos verdes.

Conforme os resultados produtivos e as características apresentadas, pode-se verificar que as duas novas cultivares podem ser plantadas, dando prioridade à Acauã 8  para cultivos de sequeiro e para regiões mais quentes e a Bem-te-vi  para condições normais.

J.B. Matiello, S.R. Almeida e Iran B. Ferreira _ Engs Agrs Fundação Procafé e C.H. S. Carvalho – Pesq. Embrapa-Café e C.A. Krohling- Eng Agr especialista em cafeicultura.

Fonte: Procafé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

México supera EUA e Europa e se torna o principal destino do café capixaba em 2025
Preços do café robusta fecham sessão desta 6ª feira (12) registrando a menor cotação em 2 meses
Após floradas, lavouras de café estão vivendo um período crítico para enchimento dos grãos
Café em Prosa #237 - Centro Rituais de Cafés Especiais é aposta da 3 Corações para estreitar relação com produtores
Hedgepoint projeta safra brasileira de café 2026/27 entre 71 e 74,4 milhões de sacas
Após dias de ganhos, preços do café arábica realizam lucros na manhã desta 6ª feira (12)