ABIC completa 45 anos de fundação nesta segunda-feira, 12

Publicado em 12/03/2018 12:17
ABIC – 45 anos de lutas em prol da indústria de café e do consumidor brasileiro.

A Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC completa 45 anos de fundação com grandes conquistas e a certeza de um trabalho consistente e consolidado, que resultou num setor industrial de café moderno, pujante e que atende as necessidades dos consumidores brasileiros, cada vez mais exigentes.

Fundada em 12 de março de 1973, a entidade pautou suas atividades na consolidação do mercado interno, no respeito ao consumidor, na luta pelo livre mercado, tendo sempre a coragem de erguer grandes bandeiras e traçar estratégias ousadas, com o grande compromisso pela qualidade do café.

Do pioneiro “Selo de Pureza”, um inédito e inovador programa de autorregulamentação, lançado em 1989, até os diversos certificados do Programa de Qualidade do Café a luta pela melhoria da qualidade levou a resultados significativos, reconhecidos internacionalmente. Esse esforço impactou também no aumento do consumo, que saiu da faixa de 6 milhões de sacas, em 1985, para mais de 21 milhões em 2017, com o Brasil consolidando-se como o segundo maior consumidor do mundo.

A entidade congrega 430 empresas, de todo o Brasil e de todos os portes, que juntas industrializam 80 % do café consumido no país, com um faturamento anual de R$ 7,0 bilhões. Todo esse produto é auditado, analisado – por laboratórios independentes - e certificados pela entidade, o que garante um produto puro e com qualidade.

A ABIC também trabalha para desmistificar e quebrar preconceitos a respeito do café, apoiando pesquisas médico-científicas e o Programa “Café & Saúde”. Estes trabalhos que buscam avaliar os efeitos do produto no ser humano são de extrema importância. Seus resultados indicam que o café pode fazer bem à saúde, desde que tomado em doses adequadas a cada pessoa.

Para o empresário Ricardo Silveira, presidente da ABIC, abrir novos mercados e trabalhar para conseguir maior valor agregado ao café é o desafio da associação para os próximos anos. Tudo isso com o empenho na busca de inovação tecnológica e em atingir a meta de consumo de 25 milhões de sacas em 2021, com a certeza que qualidade é uma obrigação de todo o setor.

Fonte: ABIC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)