Café: Safras estima comercialização 2017/18 do Brasil em 89%

Publicado em 12/04/2018 09:59

A comercialização da safra de café do Brasil 2017/18 (julho/junho) chegou a 89% até o dia 11 de abril. O dado faz parte de levantamento de SAFRAS & Mercado. No último mês, a comercialização avançou em quatro pontos percentuais.

As vendas estão no mesmo ritmo do ano passado, quando 89% da safra 2016/17 estava comercializada até então. No entanto, a comercialização está à frente da média dos últimos 5 anos, que é de 86% para esta época.

Com isso, já foram comercializadas 45,04 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS & Mercado, de uma safra 2017/18 de café brasileira de 50,6 milhões de sacas.

Segundo o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a comercialização de café perdeu ritmo, o que é natural nesse período de entressafra. "É verdade que o interesse de venda aumentou, diante da proximidade de uma safra recorde no Brasil. No entanto, o preço baixo e a falta de agressividade da demanda externa por café do Brasil ainda mantém distante as pontas e ajuda a tirar liquidez dos negócios", aponta Barabach.

No caso do arábica, o produtor vendeu 87% da safra, um percentual ligeiramente abaixo de igual período do ano passado (88%), mas acima da média para o período do ano (85%). Já a comercialização de conilon alcança 94% da safra, contra 89% de igual período do ano passado e 88% de média. "A chegada da safra nova muda o foco de compra, o que reduz o ritmo de vendas do conilon disponível", diz o consultor.

Fonte: Safras & Mercado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Robusta ganha mais de 6% e arábica mais de mil pontos com foco na oferta global
Açúcar mantém pressão de oferta ampla e tem baixas nesta 3ª feira
Com preocupações na oferta, robusta ganha mais de US$ 80 por tonelada
Café: Mercado tem direções opostas, com arábica registrando leves altas e robusta baixas
Café: Estoques e demanda japoneses se recuperam à medida que as exportações brasileiras avançam