Necaf e parceiros promovem a 20ª Edição do Encontro Sul Mineiro de Cafeicultores

Publicado em 20/04/2018 14:35

O Encontro Sul Mineiro de Cafeicultores já tem data marcada: 3 de maio. O evento, concebido pelo Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf) do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA), chega à sua 20ª edição em 2018, contando com os seguintes realizadores: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/MG), UFLA, Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe), Prefeitura Municipal de Lavras e Necaf.

A Agência de Inovação do Café (InovaCafé) sediará o encontro, que tem em sua programação, além de abertura oficial, palestras de campo sobre agricultura de precisão, pré e pós colheita, cultivares, diferentes tipos de manejo e plantas de cobertura, promovidas por docentes e discentes da UFLA, pesquisadores e extensionistas de instituições ligadas à promoção da atividade cafeeira.

Assim, produtores do sul do Estado poderão ter acesso a um arsenal de conhecimentos e inovações voltadas à melhoria da qualidade do café, ao aumento da produtividade e à diminuição dos custos de produção. “Todo o conhecimento e a tecnologia produzidos na universidade por meio de pesquisas ligadas à cafeicultura são transferidos aos produtores, promovendo uma capilaridade e uma difusão muito grandes”, explica o coordenador do Necaf, Rubens José Guimarães.

Expansão

Devido ao sucesso do evento e com o objetivo de disseminar a iniciativa a outras localidades, a Emater/MG passou a realizar, a partir do ano de 2000, o Circuito Mineiro de Cafeicultura, sendo o Encontro Mineiro de Cafeicultura uma de suas etapas. O Circuito ocorre em diversas cidades pertencentes a regiões cafeeiras do Estado.

Fonte: Inova Café

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado