IBGE eleva previsão de safra safra de café 2018 do Brasil a 55,3 mi sacas

Publicado em 10/05/2018 10:44

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de café 2018 do Brasil, maior produtor e exportador mundial, deve atingir 55,3 milhões de sacas de 60 kg, projetou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que elevou sua estimativa em 4,4 por cento em relação à previsão do mês anterior.

A quantidade supera as cerca de 46 milhões do ano passado e reflete a bienalidade positiva do arábica e a recuperação do conilon após anos de seca no Espírito Santo, principal produtor nacional.

"O clima mais chuvoso tem beneficiado as lavouras nos principais Estados produtores", acrescentou o IBGE.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve atualizar suas estimativas sobre café na próxima semana.

Conforme o IBGE, devem ser colhidas 42,1 milhões de sacas de arábica em 2018, alta de 3,4 por cento ante a estimativa passada, "reflexo do rendimento médio, que cresceu na mesma proporção".

Quanto ao conilon, também chamado de robusta e usado para o "blend" com o arábica e na indústria de solúvel, o IBGE estima uma safra de 13,16 milhões de sacas, aumento de 7,7 por cento em relação à projeção anterior.

Embora a área a ser colhida tenha caído 1,5 por cento, o rendimento médio dos cafezais aumentou 9,3 por cento, disse o instituto.

A colheita de café deve se intensificar nas próximas semanas, e o setor exportador do Brasil conta com isso para intensificar as exportações, que nos últimos meses têm ficado abaixo das do ano passado.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário