Capricornio Coffees promove “Desafio de Torra”

Publicado em 16/07/2018 12:51
Roaster Camp of Brazil traz time de campeões mundiais para curso que acontecerá em julho, em Londrina

Proporcionar um encontro rico e com troca de informações entre torradores e interessados em torra é a proposta do Desafio de Torra, uma das iniciativas que faz parte do Roaster Camp of Brazil. O evento, que terá palestras e cursos ministrados por convidados internacionais, acontecerá de 22 a 29 de julho, no IAPAR, em Londrina (PR).

Inspirado em um evento similar realizado há muitos anos pela Specialty Coffee Association (SCA) nos Estados Unidos e na Europa, o Roaster Camp of Brazil é promovido pela Capricórnio Coffees, que tem um trabalho voltado à promoção da cadeia de valor de cafés especiais, e conta com apoio da ABIC. “Eu participo do evento da SCA há muitos anos. Nesses encontros de torradores, além de palestras, há uma competição de cunho educacional, que permite a troca de experiência e conhecimento. É uma oportunidade de aprender sobre torra, máquinas e de conhecer muitas pessoas”, destaca Edgard Bressani, um dos sócios da Capricórnio Coffees, uma das patrocinadoras do evento internacional realizado pela SCA.  

“Por sermos patrocinadores, temos a oportunidade de trazer para o Brasil os quatro primeiros colocados no campeonato mundial de torra de 2017.  Por isso a ideia de um encontro similar, no Brasil”, revela Bressani. No cenário brasileiro de torrefação, falar de qualidade pressupõe estar perto da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), que ao longo dos seus 45 anos de história, se estabeleceu como uma defensora contumaz da melhoria da qualidade do café torrado brasileiro. “Quando pensamos em quem chamar para estar conosco, pensamos imediatamente na ABIC pela sua atuação no setor e por estar sempre aberta a coisas diferentes”, explica.

Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da ABIC conta que, juntamente com o presidente da entidade, procurou Bressani com o objetivo de desenvolver mais atividades na direção dos cafés de qualidade, aprofundando ainda mais a questão da especialidade porque o consumidor brasileiro está interessado nesse tema, ele está pedindo isso. O que ouviram de Bressani foi a iniciativa do Roasters Camp of Brazil e o apoio veio imediatamente. “Iniciativas como a da Capricórnio Coffees são importantes para consolidar a formação e a figura do torrador. Afinal, são eles que interpretam as reações dos grãos de café, que traduzem os pontos mais corretos de formação do sabor, dos melhores aromas, que se transformam no corpo, na fragrância do café. O objetivo do trabalho é transformar a excelência dos grãos em bebidas de excelência”, reforça Nathan.

O Roaster Camp of Brazil reunirá 50 pessoas divididas em cinco grupos. As equipes receberão um desafio relacionado a um aspecto de torra de café e se reunirão para desenvolvê-lo e submetê-lo ao corpo de jurados. As 30 primeiras vagas do desafio estão reservadas para os 30 participantes do curso.

Maiores informações e inscrições podem ser obtidas no site: https://www.roasterguildofbrazil.com.br/

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ABIC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário