Chuva deve atrapalhar colheita do café, diz Climatempo

Publicado em 27/07/2018 10:29 e atualizado em 27/07/2018 13:30

A semana termina com tempo seco em quase todo território brasileiro. Apenas no extremo norte do país, há previsão de continuidade das pancadas de chuva. No entanto, com o avanço de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul, neste sábado (28), o tempo ficará instável e com previsão de chuva generalizada. 

Aos poucos esse sistema avança sobre Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Com isso, o começo da próxima semana será marcado pelo retorno da chuva sobre as regiões norte do Paraná e em São Paulo. Os volumes não devem ser altos, mas já serão suficientes para quebrar a condição de tempo extremamente seco e com quebras em lavouras de inverno.

A chuva deve atrapalhar o pleno andamento da colheita do café, cana-de-açúcar e do milho, mas nada que ocasione perdas ou qualquer tipo de prejuízo, apenas devem ocorrer paralisações momentâneas, uma vez que o tempo nublado e chuvoso será de curta duração.

Em grande parte do Centro-Oeste, de Minas Gerais, Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará o tempo segue firme e sem previsão para chuva. Isso permitirá a continuidade, sem transtornos, da colheita do milho e do algodão, que seguem avançando em ritmo acelerado.

Queda de temperatura

Não há previsão de queda bruscas nas temperaturas após a passagem desta frente fria. O calor continuará acima da média para a época do ano, em que apenas durante a passagem da frente fria as temperaturas devem ficar um pouco mais baixas. Mas nada que traga qualquer preocupação aos produtores.

Fonte: Climatempo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Disparada do dólar consolida quedas nos futuros do café arábica no fechamento desta 6ª feira (05)
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores