Chuvas de outubro seguem favorecendo safra de café do Brasil 2019/20, diz Cepea

Publicado em 17/10/2018 16:16

SÃO PAULO (Reuters) – Bons volumes de chuvas nas principais regiões produtoras de café arábica do Brasil têm auxiliado o pegamento das flores que já estão abertas e também proporcionado a abertura de nova florada para a safra 2019/20, a ser colhida no ano que vem, afirmou análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta terça-feira.

“Até o final da semana passada, as flores já correspondiam de 80 a 90 por cento do potencial das regiões de arábica da Mogiana (SP) e do Cerrado e Sul Mineiros. Na Zona da Mata (MG), as flores correspondiam de 70 a 80 por cento das lavouras”, afirmou o relatório.

Devido à florada já registrada em agosto, algumas lavouras também apresentam chumbinhos –frutos em desenvolvimento.

“Com as floradas desuniformes e a consequente diferença na etapa do desenvolvimento das lavouras, agentes consultados pelo Cepea indicam que a maturação pode não ser homogênea no próximo ano”, acrescentou.

No Espírito Santo e em Rondônia, o clima também segue favorável, com chuvas esporádicas auxiliando no pegamento das flores do robusta e dos chumbinhos já formados –neste último caso, na praça rondoniense.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sudoeste de MG: Após chuvas irregulares e queda de chumbinho elevada, produtores de preparam início da safra de arábica
Plataforma Global do Café: Brasil sai na frente mais uma vez e trabalha em grande projeto de cafeicultura regenerativa
Café: Em mais uma semana agitada, arábica recua 3,03%, mas robusta avança 1,74%
illy: Café mais sustentável do mundo está no Brasil e apesar das cobranças, mercado já sabe disso
Café em Prosa #163 - Em busca da qualidade para todo tipo de consumidor: ABIC participa de uma das mais importantes feiras de café do mundo