Procafé: Esterco de curral puro como substrato na formação de mudas de café

Publicado em 17/10/2018 16:37

O processo mais usual de formação de mudas de café é através do uso de recipientes com sacola plástica, tendo como substrato a terra mais matéria orgânica  e mais adubos químicos. A função da matéria orgânica, nela sendo mais comum o uso de esterco de gado, é a melhoria física do substrato, embora o esterco também ajude na redução de nematoides e supra nutrientes.

A produção de mudas sadias, especialmente aquelas sem infestação por nematoides em suas raízes, é essencial na formação das lavouras sem esta praga. Ocorre que a terra usada no substrato, muitas vezes possui populações de nematoides nocivos ao cafeeiro e sua desinfestação encontra dificuldades, pois não existe mais no mercado um produto eficiente. Por esta razão, existe uma tendência de que o uso de terra venha a ser proibido na formação das mudas, restando, assim, a alternativa de uso de substrato artificial, por este tipo ser livre de nematoides.

O esterco de curral, por sua característica de passar pelo rumem, onde enzimas e temperaturas elevadas tendem a eliminar infestações de nematoides, naturalmente seria livre dessa praga. No entanto, ao ser misturado com a terra seria infestado o substrato como um todo. Surge, então a opção do uso do esterco isoladamente, porem não se conhecia seu efeito no desenvolvimento das mudas de café.

Foi conduzido um ensaio em viveiro, na Fda Experimental de Franca-SP, com semeio de café em sacolinhas plástica comuns, 9x20 cm, tendo como substrato 3 tratamentos, sendo - 1- Enchimento das sacolinhas com a mistura normal (terra+ esterco + adubo químico, sendo 80%, 20 % e 4 kg de super simples/m3), 2- Enchimento das sacolinhas com esterco de curral puro – curtido, 3- Enchimento das sacolinhas com esterco de curral sem curtir. Foram semeadas duas sementes por sacola, usando a cultivar catuai vermelho IAC 144. O delineamento foi em blocos ao acaso, com 7 mudas por parcela e 3 repetições.  As  avaliações do ensaio foram feitas aos 90 e 170 dias pós semeadura. Na primeira verificou-se como estava a germinação das sementes e no final as mudas foram arrancadas, com corte das sacolas e auxilio de jatos de água desmanchado o torrão,  determinando-se o peso verde e, logo, o peso seco das partes das mudas.

Os resultados sobre a avaliação da germinação e do peso seco das raízes e da parte aérea das mudas estão apresentados na tabela 1. Pode-se verificar que não houve diferença significativa entre tratamentos para germinação, em fase final, das mudas, apenas verificou-se, talvez por menor retenção de água inicialmente, que o substrato com esterco sem curtir atrasou um pouco a germinação. Quanto ao desenvolvimento das mudas, tanto no sistema radicular quanto na parte aérea, as mudas formadas com o esterco curtido foram inferiores, enquanto que as mudas formadas com terra+esterco+adubo químico e as com apenas o esterco sem curtir se equivaleram, com o melhor desenvolvimento. O pior desempenho do esterco curtido, provavelmente decorreu de lavagem dos nutrientes durante o processo de curtimento, enquanto o esterco fresco, sem curtir, vai liberando os nutrientes gradualmente, na medida em que as sementes germinam e as mudas cresçam.

Conclui-se que – a) O uso do esterco de curral(bovino) puro pode substituir o substrato com terra na produção de mudas de café, de preferência usando o esterco fresco, sem curtir, ou um curtido de boa qualidade. b) O uso do esterco puro pode se constituir em alternativa para evitar infestação por nematoides nas mudas.

Procafé

Procafé

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Procafé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário