Brasil define e apresenta os melhores cafés especiais neste domingo (21)

Publicado em 19/10/2018 18:10
Cup of Excellence apresentará os melhores cafés especiais das categorias cereja descascado e natural no domingo; de mil amostras inscritas de diferentes regiões do país, apenas 77 foram classificadas para a fase internacional.

Os melhores cafés do Brasil serão divulgados no domingo (21), a partir das 17h, em Guaxupé/MG, durante cerimônia de premiação e anúncio dos vencedores do Cup of Excellence – Brazil 2018, principal concurso que analisa a qualidade do café especial nacional. O evento é considerado uma vitrine do que há de melhor na cafeicultura brasileira.

Durante a solenidade, serão divulgados os cafeicultores vencedores das duas categorias avaliadas no concurso: "Pulped Naturals", destinada aos cafés produzidos por via úmida, que são os cerejas descascados e os despolpados/desmucilados, e "Naturals", dedicada aos cafés naturais, colhidos e secos com casca.

Desde segunda-feira (15), 29 juízes de 10 países, incluindo o Brasil, analisam criteriosamente 77 amostras enviadas por produtores de café arábica de todo o país e que foram classificadas na etapa nacional. A avaliação começou pelas 37 amostras de cereja descascado, com a definição de um top 10 da categoria na quinta-feira. Até domingo de manhã, os avaliadores selecionarão os 10 melhores dentre 40 cafés do tipo via úmida.

Os cafeicultores premiados poderão participar dos leilões realizados pela ACE (Alliance for Coffee Excellence), com apoio da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), organizadora do concurso em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Atualmente, 90% dos cafés especiais produzidos no país são destinados à exportação.

Por ser o principal concurso que analisa a qualidade do café nacional e que gera grandes expectativas no mercado internacional deste nicho, o Cup of Excellence representa ao cafeicultor a valorização de sua produção pelo atestado de qualidade que o concurso proporciona, além de maior rentabilidade, como ocorreu no ano passado, quando sacas premiadas do cereja descascado chegaram a ser leiloadas por R$ 55 mil e do café natural por mais de R$ 39 mil. Para o mercado internacional, é a oportunidade de compra de cafés especiais com qualidade garantida, acima de 86 pontos.

Tags:

Fonte: Cooxupé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#RotadoCafé: Conheça a história do Alado Coffee; sucessão, sustentabilidade e qualidade na xícara
Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março