Cocapec e AMSC selecionam os melhores cafés da região

Publicado em 30/10/2018 10:16
Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 1º de novembro

O Concurso de Qualidade do Café da Região da Alta Mogiana, é um dos mais tradicionais do país e conhecerá os seus vencedores na próxima quinta-feira, dia 1º, em uma cerimônia na cidade de Franca/SP.

Este ano, o certame premiará os 5 primeiros da categoria Natural e 5 do Microlote. Para escolher os campeões, uma comissão formada por renomados juízes nacionais e internacionais farão o julgamento das amostras nos dias 30 e 31 de outubro.

Este ano foram inscritos 193 cafés. A pré-seleção ocorreu em setembro, quando os lotes foram avaliados de acordo com o protocolo da SCA (Associação de Cafés Especiais – sigla em inglês), que padroniza o trabalho de classificação/degustação em todo o mundo. Após esta etapa passaram para a próxima fase 61 amostras que tiveram acima de 84 pontos.

De acordo com o Q-grader da Cocapec, Higor Brotifixi, este ano as amostras estão com um perfil sensorial variado, “esperávamos uma predominância de grãos frutados, mas não ocorreu, encontramos durante a pré-seleção diversas bebidas, e isso se deve a participação de produtores de toda a nossa região, uma surpresa muito positiva”.

Na quinta-feira, dia 1º de novembro, ao longo do dia, acontece a ‘Rodada de Negócios’, quando empresas têm a oportunidade de adquirirem os lotes campeões. Com isso, os preços pagos por saca podem superar os R$ 2 mi.

O Concurso de Qualidade do Café da Alta Mogiana é realizado pela Cocapec (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas) e a AMSC (Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana).

Tags:

Fonte: Cocapec

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Sem físico no Brasil, bolsas têm novos ajustes nos preços nesta 4ª feira
Café: Nova York e Londres estendem baixas no primeiro pregão de maio
Em dia de baixas generalizadas, arábica recua mais de mil pontos em Nova York
Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras
Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York