Plataforma Global do Café incentiva membros a promover iniciativas sustentáveis no Brasil

Publicado em 30/10/2018 10:17

O incentivo à criação e ao desenvolvimento de Iniciativas de Membros foi um dos focos do programa brasileiro da Plataforma Global do Café (GCP) em 2018. Segundo a Plataforma, Iniciativa de Membros é uma abordagem que estimula os participantes a promover ações de sustentabilidade, co-financiadas por outros membros e parceiros, com benefícios coletivos para a cadeia e principalmente ao produtor.

Entre as iniciativas iniciadas no Brasil estão: Manejo do Mato no Espírito Santo e Uso Responsável de Agroquímicos. Outras três estão em fase de desenvolvimento: Validação de Práticas de Tolerância à Seca, Café Sustentável de Rondônia e MIP e Controle do Bicho Mineiro (Cerrado e Bahia). No que diz respeito ao projeto sobre o Uso Responsável de Agroquímicos, o objetivo é melhorar todas as práticas do Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC) relacionadas ao tema, como uso correto de EPIs, local adequado para armazenamento, treinamento na aplicação de agroquímicos e devolução adequada de embalagens. Com 5 anos de duração, o projeto teve início em julho de 2018 e envolve importantes membros nacionais e internacionais da GCP - torrefadores, exportadores, cooperativas, associações, bem como empresas de agroquímicos e órgãos de extensão rural, entre outros.

Mais projetos em campo

Lançado no final de 2017, o aplicativo desenvolvido pela GCP, denominado CSC App, vem ganhando escala entre produtores, técnicos e instituições envolvidas. Até 4 de julho deste ano, havia 556 produtores cadastrados e 192 questionários respondidos de forma completa. No dia 29 de outubro, esses números subiram para 1775 produtores e 524 questionários. O app, gratuito, visa coletar dados que permitam monitorar a aplicação das práticas sustentáveis, e consequentemente sugerir ações direcionadas de melhoria contínua. Os produtores cadastrados atualmente respondem a uma área de 26.404 ha de café.

Ainda pensando nessa melhoria contínua da atuação das instituições-membro e parceiras, o Programa Brasil da GCP desenvolveu um método de implantação do Sistema Interno de Gestão, voltado à gestão interna das instituições com foco na  obtenção de resultados e na melhoria contínua em relação à sustentabilidade. Em 2018, o sistema vem sendo implementado por cooperativas e órgãos de extensão, como Cooabriel, Comexim, Coomap, Emater-PR e Emater-RO. As próximas instituições a iniciar a implementação serão a Cocapec, a Coocacer, a Minasul e a Exportadora Guaxupé.

Mais informações e eventuais discussões sobre essas e demais ações para o segmento poderão ser tratadas na Conferência Global de Sustentabilidade do Café (GCSC) 2018, que acontece nos dias 8 e 9 de novembro, dentro da Semana Interncional do Café, em Belo Horizonte.

Tags:

Fonte: Plataforma Global do Café

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Sem físico no Brasil, bolsas têm novos ajustes nos preços nesta 4ª feira
Café: Nova York e Londres estendem baixas no primeiro pregão de maio
Em dia de baixas generalizadas, arábica recua mais de mil pontos em Nova York
Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras
Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York