CNC debate no IPA andamento do Projeto Carponis I

Publicado em 23/11/2018 14:29
Intenção é criar o primeiro satélite de sensoriamento remoto óptico brasileiro a gerar imagens de alta resolução do território nacional

Na terça-feira, 20 de novembro, o Conselho Nacional do Café (CNC) participou de reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para discutir o andamento do Projeto Carponis I, em desenvolvimento pela parceria entre Força Aérea Brasileira (FAB) e Embrapa Territorial.

O Carponis I, com previsão de lançamento em 2021, será o primeiro satélite de sensoriamento remoto óptico brasileiro a gerar imagens de alta resolução de todo o território nacional. O papel da Embrapa será de definição e validação dos sensores e de distribuição das imagens para o uso civil.

Para Silas Brasileiro, presidente do CNC, esse projeto é estratégico também para a cafeicultura brasileira, pois facilitará avanços e atualizações do mapeamento do parque cafeeiro nacional, além do monitoramento das safras, com impacto positivo no aprimoramento das estatísticas do café.

“O grande diferencial será o menor custo, já que a FAB compartilhará com todo o governo do Brasil o banco de imagens do Carponis I. Atualmente, as imagens de alta resolução são compradas de outros países”, explica.

Brasileiro conclui que o CNC continuará trabalhando no âmbito do Instituto Pensar Agro (IPA) para garantir a aprovação de recursos orçamentários para o andamento deste projeto dentro do cronograma previsto pela FAB.

Tags:

Fonte: CNC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#RotadoCafé: Conheça a história do Alado Coffee; sucessão, sustentabilidade e qualidade na xícara
Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março