Cafeteria de Piatã e Chocolateria do Sul da Bahia são destaques da Feira da Agricultura Familiar

Publicado em 29/11/2018 12:46

Um cantinho aconchegante para uma boa prosa? Também temos! Os visitantes da 9ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária contam este ano com uma cafeteria e chocolateria, ambiente criado especialmente para os amantes de café e chocolate degustarem um produto de qualidade.

O evento acontece no Parque de Exposições de Salvador, em paralelo à 31ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), até o domingo (02/12). No local, os visitantes encontram ainda mais de 2 mil produtos da agricultura familiar, distribuídos em 27 armazéns, representando os territórios de identidade da Bahia, Praça Indígena, Praça Quilombola, Praça de Artesanato, além da Praça Gastronômica, com variados pratos de 22 regiões do estado e uma vasta programação cultural, a partir das 16h.

Café

Na cafeteria, estão disponíveis os premiados cafés do município de Piatã, na Chapada Diamantina, produzidos por agricultores familiares, a exemplos dos cafés torrados, em grãos e moído (gourmet e especial), e café moreno, da Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã), responsável direta pela movimentação e ação da cafeicultura local. 

Os cafés da Coopiatã participaram do Cup of Exellence promovido pela BSCA ( Brasilian Speciality Coffee Association - Associação dos cafés especiais do Brasil), considerado o "Oscar dos Cafés Especiais", respeitado nacional e internacionalmente. Neste concurso dos 50 classificados para o leilão internacional, dentre eles, 20 eram de Piatã e, 19 cooperados da Coopiatã. 

No concurso Coffee Of The Year, promovido pela Café Editora, durante a Semanal Internacional do café, das 150 melhores marcas de cafés do Brasil 7 eram da Coopiatã. 
 

Chocolate

Na chocolateria, quem curte chocolate gourmet poderá apreciar e degustar a bebida, quente ou fria, além dos chocolates 70% e 80%, com sabor inigualável do cacau e chocolate do Território do Litoral Sul, trazido pela Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), de Itabuna.

Tags:

Fonte: CAR-BA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Volume de chuva no Vietnã ainda é abaixo do esperado e robusta ganha quase US$ 100 por tonelada
Com adversidades climáticas, produtor de café especial precisa recalcular rota e adotar novas estratégias na safra de 2024
Safra de conilon: Cafés começam a chegar e rendimento da safra pode ser menor do que o esperado
Exportações dos Cafés do Brasil atingem 16,24 milhões de sacas no primeiro quadrimestre de 2024
Preocupação com oferta volta ao radar e robusta ganha mais de US$ 60 por tonelada