Boa safra de café esperada para 2019 pode manter preço em menor patamar, diz Cepea

Publicado em 03/01/2019 09:06

SÃO PAULO, 2 Jan (Reuters) – Após registrar produção recorde na temporada 2018/19, o Brasil deve colher uma boa safra em 2019/20, o que manteria os preços em patamares inferiores aos observados em anos de bienalidade negativa, como será a próxima temporada, afirmou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta quarta-feira.

"Apesar da bienalidade negativa em grande parte dos cafezais de arábica nesta temporada, o clima tem favorecido o desenvolvimento das lavouras, o que pode elevar a produtividade dos cafezais. Nesse cenário, os preços interno e externo do arábica podem seguir em patamares inferiores aos observados em outros anos de bienalidade negativa", afirmou o centro da Esalq/USP.

Além do contexto positivo para o arábica, a produção de robusta também deve ser elevada em 2019/20.

"As chuvas volumosas a partir de agosto de 2018 favoreceram a recuperação dos cafezais após a colheita e também as floradas e o pegamento dos chumbinhos –que foram considerados excelentes", afirmou.

"Algumas lavouras das regiões do Espírito Santo e de Rondônia, inclusive, já estavam na fase de enchimento de grãos em dezembro. Assim, muitos agentes esperam produção semelhante ou superior à de 2018/19."

Segundo o Cepea, vale lembrar que boa parte dos países compradores do café brasileiro se abasteceu em 2018/19, devido à maior safra no Brasil e nas demais nações produtoras.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março
Ainda de olho no Vietnã, café continua no negativo em Londres e Nova York
Chuvas no Vietnã pressiona mercado: Robusta perde mais de 7% e arábica vai abaixo de 210 cents/lbp
Principal feira de cafés especiais da América do Norte pode gerar US$ 65 mi ao Brasil