Boa safra de café esperada para 2019 pode manter preço em menor patamar, diz Cepea

Publicado em 03/01/2019 09:06

SÃO PAULO, 2 Jan (Reuters) – Após registrar produção recorde na temporada 2018/19, o Brasil deve colher uma boa safra em 2019/20, o que manteria os preços em patamares inferiores aos observados em anos de bienalidade negativa, como será a próxima temporada, afirmou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta quarta-feira.

"Apesar da bienalidade negativa em grande parte dos cafezais de arábica nesta temporada, o clima tem favorecido o desenvolvimento das lavouras, o que pode elevar a produtividade dos cafezais. Nesse cenário, os preços interno e externo do arábica podem seguir em patamares inferiores aos observados em outros anos de bienalidade negativa", afirmou o centro da Esalq/USP.

Além do contexto positivo para o arábica, a produção de robusta também deve ser elevada em 2019/20.

"As chuvas volumosas a partir de agosto de 2018 favoreceram a recuperação dos cafezais após a colheita e também as floradas e o pegamento dos chumbinhos –que foram considerados excelentes", afirmou.

"Algumas lavouras das regiões do Espírito Santo e de Rondônia, inclusive, já estavam na fase de enchimento de grãos em dezembro. Assim, muitos agentes esperam produção semelhante ou superior à de 2018/19."

Segundo o Cepea, vale lembrar que boa parte dos países compradores do café brasileiro se abasteceu em 2018/19, devido à maior safra no Brasil e nas demais nações produtoras.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)
Café/Cepea: Apesar de menor volume embarcado, exportadores têm ganho em receita
Café: Chuvas no BR consolidam baixas de 2% em NY no fechamento desta 3ª feira (16)
Boa safra/25 do Vietnã traz alívio para o mercado global do café