Cepea: Agronegócio de SP cai quase 5%

Publicado em 07/01/2019 14:05

O Produto Interno Bruto (PIB) do Agronegócio de São Paulo, calculado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, apresentou queda de 4,9% na renda anual de 2018, com base em dados disponíveis até julho/18. Foram verificados recuos tanto no ramo agrícola quanto no pecuário, com destaque para o segmento primário do agronegócio. 

Tabela: Taxas de variação anuais do PIB do Agronegócio (2018/2017, valores em %), de janeiro a julho de 2018

 

Insumos

Primário

Indústria

Serviços

Agronegócio

Agropecuária

4,1

-12,8

-3,8

-5,1

-4,9

Ramo Agrícola

1,4

-14,1

-3,2

-4,1

-4,5

Ramo Pecuário

9,1

-8,1

-8,8

-8,7

-6,8

Resultados por segmentos:

INSUMOS: O segmento de insumos foi o único do agronegócio a apresentar crescimento no período de análise, com alta de 4,1% (até julho/18). Destaca-se o aumento verificado no ramo pecuário (9,1%), puxado pela significativa alta nos preços na atividade de medicamentos para animais. Para insumos do ramo agrícola, destacaram-se os crescimentos em fertilizantes e defensivos, e também dos preços dos combustíveis. 

PRIMÁRIO: O segmento primário agrícola teve baixa de 14,1% no estado paulista, tendo como influência a queda de atividades agrícolas importantes, como cana-de-açúcar e laranja. Destacam-se as altas no cultivo de algodão, soja e trigo. Quanto ao segmento primário pecuário, recuou 8,1% no estado paulista. Apenas a atividade de bovinocultura de corte apresentou alta no período, motivada pelo aumento em quantidade produzida. Para as demais atividades acompanhadas, foram verificadas baixas, com destaque para suínos, devido à queda acentuada de preços; leite, que teve baixa acentuada de produção; e ovos, com baixa significativa de preços.

AGROINDÚSTRIA: A agroindústria de base agrícola teve baixa de 3,2%, devido à queda em atividades como açúcar, café e vestuários. Entre as atividades com resultados positivos no período, destacam-se as indústrias de celulose e papel, suco de laranja e etanol. A agroindústria de base pecuária recuou 8,8% (dados até julho/18). Foram verificadas quedas em todas atividades industriais pecuária acompanhadas, com destaque para laticínios, abate de suínos e aves e curtimento de couro. 

Tags:

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em dia de baixas generalizadas, arábica recua mais de mil pontos em Nova York
Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras
Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York
Café: Colômbia exporta primeiros contêineres comprovando que atende as regras da UE
Faleceu Carlos Castañeda, um dos cafeicultores que personificou o icônico Juan Valdez