Cepea: Agronegócio de SP cai quase 5%

Publicado em 07/01/2019 14:05

O Produto Interno Bruto (PIB) do Agronegócio de São Paulo, calculado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, apresentou queda de 4,9% na renda anual de 2018, com base em dados disponíveis até julho/18. Foram verificados recuos tanto no ramo agrícola quanto no pecuário, com destaque para o segmento primário do agronegócio. 

Tabela: Taxas de variação anuais do PIB do Agronegócio (2018/2017, valores em %), de janeiro a julho de 2018

 

Insumos

Primário

Indústria

Serviços

Agronegócio

Agropecuária

4,1

-12,8

-3,8

-5,1

-4,9

Ramo Agrícola

1,4

-14,1

-3,2

-4,1

-4,5

Ramo Pecuário

9,1

-8,1

-8,8

-8,7

-6,8

Resultados por segmentos:

INSUMOS: O segmento de insumos foi o único do agronegócio a apresentar crescimento no período de análise, com alta de 4,1% (até julho/18). Destaca-se o aumento verificado no ramo pecuário (9,1%), puxado pela significativa alta nos preços na atividade de medicamentos para animais. Para insumos do ramo agrícola, destacaram-se os crescimentos em fertilizantes e defensivos, e também dos preços dos combustíveis. 

PRIMÁRIO: O segmento primário agrícola teve baixa de 14,1% no estado paulista, tendo como influência a queda de atividades agrícolas importantes, como cana-de-açúcar e laranja. Destacam-se as altas no cultivo de algodão, soja e trigo. Quanto ao segmento primário pecuário, recuou 8,1% no estado paulista. Apenas a atividade de bovinocultura de corte apresentou alta no período, motivada pelo aumento em quantidade produzida. Para as demais atividades acompanhadas, foram verificadas baixas, com destaque para suínos, devido à queda acentuada de preços; leite, que teve baixa acentuada de produção; e ovos, com baixa significativa de preços.

AGROINDÚSTRIA: A agroindústria de base agrícola teve baixa de 3,2%, devido à queda em atividades como açúcar, café e vestuários. Entre as atividades com resultados positivos no período, destacam-se as indústrias de celulose e papel, suco de laranja e etanol. A agroindústria de base pecuária recuou 8,8% (dados até julho/18). Foram verificadas quedas em todas atividades industriais pecuária acompanhadas, com destaque para laticínios, abate de suínos e aves e curtimento de couro. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário