CNC: Mesmo com bom volume, Brasil deverá absorver toda a safra deste ano estimada pela Conab

Publicado em 18/01/2019 12:56
Com base nas projeções de exportação e consumo interno, CNC pondera que colheita será insuficiente para honrar compromissos e estoques recuarão para níveis ainda mais baixos

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, ontem (17), seu primeiro levantamento para a safra 2019 de café no Brasil. A estatal apontou a colheita entre 50,48 milhões e 54,48 milhões de sacas de 60 kg. Se confirmados, os números representarão uma queda de 11,6% a 18,1% na comparação com as 61,7 milhões de sacas produzidas em 2018.

Segundo a previsão da Conab, a safra de arábica se situará entre 36,12 milhões e 38,16 milhões de sacas, com declínios de 19,6% a 23,9% frente à colheita antecedente, movimento puxado pela bienalidade característica da variedade. Já o conilon somará de 14,36 milhões a 16,33 milhões de sacas, com crescimento entre 1,3% e 15,2% devido às condições climáticas mais favoráveis e por não sofrer tanto os impactos do ciclo bienal de baixa.

O presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, anota que, mesmo diante de um bom volume produzido, o Brasil deverá absorver toda a safra deste ano e usar parte de seus já reduzidos estoques.

"Entre exportação e consumo interno, temos uma previsão para o uso de aproximadamente 61 milhões de sacas, o que já supera as 54,5 milhões de sacas da previsão superior e indica o uso de 6,5 milhões dos nossos estoques, que já estão em níveis historicamente baixos. A safra recorde do ano passado foi fundamental nesse sentido, pois permitiu que possamos honrar nossos compromissos internos e externos", argumenta.

De acordo com prognósticos veiculados na imprensa, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) acredita que os embarques do produto nacional cheguem a aproximadamente 37 milhões de sacas em 2019. Já a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) projeta o consumo nacional em 23,8 milhões de sacas, o que totaliza uma demanda de 60,8 milhões de sacas na safra corrente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário