Empresa capixaba treina equipe da Nestlé sobre uso consciente da água na agricultura

Publicado em 12/02/2019 09:23
Especialistas em irrigação darão treinamento sobre o aumento da produtividade e boas práticas no campo

Produzir mais gastando menos água. Essa é a proposta da capacitação técnica que será promovida por Elídio Torezani e Abel Fonseca, respectivamente diretor e gerente comercial da Hydra Irrigações, para uma equipe da Nestlé, composta por três supervisores agrícolas da empresa e seis técnicos do mesmo segmento, que são funcionários de cafeeiras parceiras da multinacional.

O encontro será realizado nesta quinta-feira (14), na fazenda Kitanda, do grupo A4 Agrícola e Pecuária Ltda, localizada em Guaratinga, na Bahia. Estão programadas discussões teóricas, demonstrações de resultados de irrigação e debates sobre o tema, além da apresentação do caso de sucesso da fazenda.

De acordo com o diretor da Hydra Irrigações, Elídio Torezani, o objetivo é capacitar a equipe da Nestlé para transmitir informações técnicas sobre irrigação e economia de água aos produtores de café vinculados à marca. “Serão dadas orientações teóricas e realizadas atividades de campo sobre aumento da produtividade e diminuição do consumo de água”, explica o diretor da Hydra Irrigações.

O supervisor agrícola da Nestlé Alan Libardi explicou que o objetivo do treinamento é aprimorar o manejo e o uso consciente da água por meio da irrigação para o alcance de bons resultados produtivos e de melhor rentabilidade para os produtores que participam do programa da empresa que subsidia o desenvolvimento de boas práticas na agricultura, chamado Nescafeplan. “Sabemos que a água é um dos principais recursos disponibilizados pela natureza”.

Ainda segundo Alan Libardi, a capacitação técnica é uma forma de compartilhar os conhecimentos e levar tecnologia ao produtor, além de contribuir para que as próximas gerações permaneçam no campo. “O futuro alimentício sai dali. Toda a cadeia ganha”.

Caso de sucesso

Um caso de sucesso que será apresentado por Elídio Torezani e Abel Fonseca à equipe é o do manejo da irrigação por gotejamento na fazenda Kitanda, em Guaratinga, na Bahia, onde será realizado o treinamento.

No local, existem cerca de 200 hectares de café divididos em cinco projetos independentes. Todos eles são equipados com estruturas automatizadas de operação, filtragem e injeção de fertilizantes. Sensores de solo identificam o momento adequado de irrigar e de adubar. Essa estratégia tem como resultado uma produtividade de até 137 sacas por hectare, promovendo a economia de água e de fertilizantes na fazenda Kitanda, do grupo A4.

De acordo com Alan Libardi, os bons resultados da Hydra Irrigações e a confiabilidade da empresa foram as razões pelas quais ela foi escolhida para o treinamento. “A Hydra é uma das empresas mais importantes, com credibilidade, transparência e bom trabalho desenvolvido em campo”, afirma ele.

Tags:

Fonte: Hydra Irrigações

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com preocupação com o Vietnã e tempo mais seco no Brasil, café abre semana com valorização
Cooxupé anuncia abertura de empresa com atuação no mercado de seguros
Cecafé participa de evento que destaca importância do café ao ES e ao país
Programação do 24º Seminário Internacional do Café está definida
Cecafé discute devida diligência em direitos humanos com governo dos EUA