Café especial: Brasil conhece seus campeões de barismo em 2019

Publicado em 12/02/2019 14:29
122 exibições
Vencedores das categorias Brewers, Baristas, Latte Art e Coffee in Good Spirits representarão o país nos campeonatos mundiais

Após três dias intensos, com aproximadamente 50 baristas colocando à prova seus conhecimentos em quatro categorias, durante mais de 40 horas de apresentações, o Brasil conheceu seus campeões nacionais de barismo na noite do dia 9 de fevereiro. As etapas foram realizadas no Rio de Janeiro (RJ) e integram as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
 
BARISTAS
A profissional Martha Grill, da Octavio Café, foi a vencedora do Campeonato Brasileiro de Baristas, ao ter o melhor desempenho no preparo de expressos, bebidas com leite vaporizado e originais de assinatura. Martha será a representante brasileira no campeonato mundial da categoria, que ocorrerá em Boston (EUA), entre 10 e 14 de abril, durante a Specialty Coffee Expo. O segundo lugar ficou com Leo Moço, do Café do Moço, e o terceiro lugar com Daniel Munari, da Fazenda Barinas/Supernova Coffee Roasters.
 
BREWERS
Na competição que elege os melhores cafés preparados pelo método filtrado e manual, empregando técnica e habilidade para extrair o melhor do produto coado, o campeão foi Arthur Malaspina, da Octavio Café, que representará o Brasil no Campeonato Mundial de Brewers, também durante a Specialty Coffee Expo, em Boston. Léo Moço voltou a conquistar o segundo lugar nesta categoria, seguido por Midori Martins, da Um Coffee Co.
 
LATTE ART
O Campeonato Brasileiro de Latte Art, que elege o barista com melhor desempenho na elaboração de desenhos com leite vaporizado em café espresso foi vencida por Leonardo Correa Ribeiro, da Unique Cafés. Ele defenderá a bandeira do Brasil na competição mundial da modalidade, em Berlim, na Alemanha, de 6 a 8 de junho. João Michalski, do Café du Coin, foi o segundo colocado e a terceira colocação ficou com Emerson Nascimento, da Coffee Five.
 
COFFEE IN GOOD SPIRITS
O barista Gabriel Guimarães, da Unique Cafés, foi quem melhor demonstrou as habilidades de ‘mixologista’ para valorizar o preparo de bebidas alcoólicas à base de café e se sagrou o vencedor do Campeonato Brasileiro de Coffee in Good Spirits. Também entre 6 e 8 de junho, em Berlim (ALE), ele disputará o mundial da modalidade pelo Brasil. Na segunda colocação ficou Juliano Lamur, da Bunker Motor Coffee, e o terceiro lugar foi conquistado por Daniel Camara Viana, da Ristretto Café Bar.
 
Os campeonatos foram abertos ao público e realizados em um verdadeiro cartão postal, o Espaço MAM, com vistas para a Baia da Guanabara, o Pão de Açúcar, os Jardins de Burle Marx e a Marina da Gloria. Pela primeira vez na história, a BSCA também realizou a transmissão ao vivo das competições pelo seu canal do Youtube e os arquivos podem ser acessados através do link https://bit.ly/2thE1Kc.

Tags:
Fonte: BSCA

Nenhum comentário