Umidade do solo aumenta nas áreas cafeeiras do ES

Publicado em 14/02/2019 11:16

O Estado do Espírito Santo, segundo maior produtor de cafés no Brasil, deverá produzir um volume médio equivalente a 13,60 milhões de sacas em 2019, num intervalo estimado de 12,48 milhões a 14,73 milhões de sacas, numa área de produção estimada em 393,90 mil hectares.

Assim, o Espírito Santo deverá ter uma produtividade média de 34,54 sacas por hectare. Se confirmada estes números de produção o total corresponderá a 26% da safra dos Cafés do Brasil, a qual está estimada entre 50,48 milhões e 54,48 milhões de sacas, tendo como safra média o volume de 52,48 milhões de sacas de 60kg, numa área de produção de 1,84 milhão de hectares com produtividade média de 28,49 sacas por hectare.

Com essa performance, a produção do Estado do Espírito Santo será composta por 3,23 milhões de sacas de café arábica e 10,37 milhões de sacas de café conilon, o que permite apurar a safra média citada de 13,60 milhões de sacas.

A produção capixaba de café conilon corresponderá a 68% da safra média nacional dessa espécie, que está estimada em 15,34 milhões de sacas. E a produção de café arábica do Espírito Santo corresponderá a 9% da safra dessa espécie em nível nacional, estimada em 37,14 milhões de sacas.

Como fica o tempo em fevereiro nas regiões cafeeiras do ES

O mês de fevereiro tende a ser melhor que Janeiro em relação a chuva, analisa a meteorologista Graziella Gonçalves. 

As precipitações na Região Sudeste não serão completamente bem distribuídas, mas o suficiente para melhoras as condições do solo. Nesta segunda quinzena, em alguns dias pode ocorrer chuvas irregulares. 

Entre os dias 14 e 18 de fevereiro, os modelos estão indicando bons volumes de chuva para o sul capixaba e áreas mais ao noroeste que fazem divisa com Minas Gerais. A quantidade de chuva prevista pode passar dos 70 milímetros. Nas localidades que fazem divisa com a Bahia, o tempo fica mais seco. Veja no mapa abaixo:

chuvap1_se

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Eduardo Lima Buqueroni Mimoso Do Sul - ES

    Só que o café que já se perdeu com quase quarenta dias de sol não tem chuva que recupere.

    1
  • Carlos Rodrigues

    Boa noticia para afundar ainda mais os preços...

    1